Ações

Vassoura

De Dicionário Madame Pince

Vassoura

NOVO! Veja também a cronologia especial: A Evolução das Vassouras de Corrida


“Conforme todo bruxo em idade escolar sabe, o fato de voarmos em vassouras provavelmente é o nosso segredo mais mal guardado. Nenhuma ilustração de bruxas feita por trouxas está completa sem uma vassoura e, por mais absurdos que sejam tais desenhos (porque as vassouras representadas não se sustentariam no ar sequer por um instante), eles nos lembram que fomos descuidados durante séculos demais e que não devemos nos surpreender que vassouras e magia estejam indissoluvelmente ligadas na cabeça dos trouxas.”
- Kennilworthy Whisp


Uma vassoura voadora não é simplesmente uma vassoura “normal” pressionada ao trabalho como um modo de transporte. A vassoura voadora é um item mágico com feitiços embutidos. A mais primitiva evidência conhecida sobre uma vassoura encantada para voar data de 962; costumam pensar que vassouras foram escolhidas porque são facilmente transportadas e escondidas dos trouxas. Conforme o tempo passou, eles também provaram ser útil para jogar esportes.

Voar em uma vassoura, particularmente uma que acelera tão rápido quanto à Firebolt, deve necessariamente conter alguma forma de campo protetor mágico segurando quem anda nela à vassoura e protegendo contra o vento e forças inertes. Sem isso, parece improvável que alguém possa se segurar quando uma Firebolt acelera de 0 a 150 milhas por hora (240 km/h) em apenas dez segundos. Também perece improvável que voar em uma vassoura não envolva, na verdade, sentar-se no cabo, que certamente seria desconfortável. Para dizer a verdade, a maioria das ilustrações que vemos nos livros mostra as pessoas que montavam flutuando a pouca distância acima do cabo. O feitiço que criou esse efeito é chamado de Feitiço Amortecedor, inventado por Elliot Smethwyick em 1820.

Para saber mais sobre a história das vassouras, por favor, adquira o livro Quadribol Através dos Séculos. É barato e a renda obtida irá para a caridade.


Vassouras em Hogwarts

Vassouras e esportes de vassoura têm um lugar especial nos corações dos alunos de Hogwarts. Partidas de quadribol são rotineiramente acompanhadas por quase todos os estudantes e professores na escola, e os astros voadores têm status de quase-celebridade entre o corpo estudantil.

Vassouras, mesmo aquelas pertencentes aos alunos, são normalmente guardadas em um armário de vassouras próximo ao campo de quadribol, mas quando Harry ganha uma Firebolt ele a mantém em seu dormitório para que fique segura. Isso é provavelmente esperto, já que o armário de vassouras pode ficar bem frio – Hagrid é visto fora de lá em uma manhã fria de outono descongelando as vassouras do armário. Hogwarts possui um número de vassouras, mas são velhas e não voam tão bem; Harry teve pavor de pensar em jogar uma partida de quadribol com uma dessas depois que a sua fora destruída. Essas vassouras são usadas primeiramente para as aulas de vôo, que o primeiro ano tem com Madame Hooch, embora muitas delas não possam voar muito bem (EdP11)


Feitiços conjurados em vassouras

Vassouras são certamente objetos enfeitiçados. Elas até parecem ser ao menos semi-sensitivas. As melhores parecem reagir aos pensamentos. Quando Harry foi quase arremessado de sua vassoura durante seu primeiro ano, Hagrid disse que uma colisão simples não poderia tê-la feito agir assim porque “nada pode interferir com uma vassoura a não ser uma magia negra muito poderosa, nenhum garoto poderia fazer isso com uma Nimbus 2000”. Essa mágica não substitui a habilidade de quem voa, claro, mas os protege e permite voar com velocidade e destreza incríveis. Mesmo quando quem está montado cai da vassoura, ela não cai do céu, mas flutua por iniciativa própria.


Esportes com vassouras

Jogado em vassouras, usando uma bola chamada de Dom e uma série de barris em chamas.


Acessórios de vassouras

  • Kit de Manutenção para Vassouras
  • Escova de auto-alisamento
  • Alarme anti-roubo
  • Verniz antiazaração (Cleansweep 11)
  • Antivibração embutido (Cleansweep 11)
  • Apito de aviso


Em inglês: Broom


Livros: PF, CS, PdA, CdF, OdF, EdP, RdM, CdB







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.