Nagini
Nagini
Classificação M.M.: XXXXX
Importância: Cobra de estimação e Horcrux de Voldemort. Faz tudo que ele manda.
Localidade: Está sempre com Voldemort.
Vítima: Berta Jorkins (Voldemort podia usar uma varinha quando ganhou um corpo rudimentar, desde que a vítima fosse subjugada).
Horcrux destruída por: Neville Longbottom com a espada de Gryffindor.
Nagini é uma grande espécie de serpente com aproximadamente três metros de comprimento. É a cobra inseparável de Voldemort, que a considera o único ser digno o bastante de suas atenções e afetos.
Voldemort fez dela uma Horcrux quando estava perdido na Albânia, matando, para isso, um pedestre trouxa qualquer. O laço ofídico de Nagini se mostra presente quando ela (em forma de Batilda) vê Harry e Hermione dentro da capa da invisibilidade. Esta afirmação é confirmada pela autora, quando comenta que o sentido das cobras é diferente dos sentidos humanos; fazendo com que elas tenham a capacidade de detectar calor e movimento de um jeito único.
Neville a matou com a espada de Godrico Gryffindor.
Errata: nenhuma informação, presente nos livros, corrobora à afirmação de que a criatura de estimação de Voldemort fosse um basilisco. De fato, Nagini desempenhou, assim como o guardião da Câmara Secreta, imensa lealdade ao Lorde - porém com suas devidas distinções.
Em inglês: Nagini
Livros: CdF (pp. 11, 15, 16), RdM