Lovegood, Luna

De Dicionário Madame Pince
Revisão de 22h53min de 30 de maio de 2007 por 200.167.72.61 (discussão)

Luna Lovegood

(1981 - Presente)

Corvinal 1992-1999, Comentarista 1996-1997

"O espírito sem limites é o maior tesouro do homem."

Luna Lovegood

 
Informações Gerais
Nome

Luna Lovegood

Aniversário
1981
Olhos
Cinza prateados
Cabelo
Loiro, longo e sujo
Aparência
Olhos protuberantes
Marcas
Voz sonhadora
Acessórios
Chapéu de leão, colar de rolhas, etc
 
Hogwarts
Casa
Corvinal
Matrícula
1992
N.O.M's
Não informado

Luna Lovegood é uma estudante da Corvinal, no mesmo ano que Gina. Aparece pela primeira vez na Ordem da Fênix, em uma cabine do Expresso de Hogwarts. É reconhecida como uma estudante louca não só em seu ano, mas como em toda Hogwarts, pelo fato de usar trajes e adereços estranhos ou até mesmo ter atitudes fora do normal, mas mesmo sabendo que os outros comentam sobre o seu jeito, não se importa nem um pouco com esses comentários e continua com suas atitudes. Alguns a chamam de "Di-Lua" por seus comentários exagerados sobre coisas aparentemente inexistentes.

Tem os cabelos loiros, longos e desgrenhados, que vão até a cintura; possui olhos saltados com um permanente ar de surpresa, o que dá a ela uma aura nítidamente de biruta; e possui sobrancelhas pálidas. Luna é um dos membros da Armada de Dumbledore, ajudou bastante Harry durante o quinto ano graças a seu pai, dono da revista O Pasquim, que publicou uma entrevista de Harry dizendo a verdade sobre a noite da morte de Cedrico Diggory. Luna sempre defende suas crenças, seu pai, e O Pasquim de insultos de outros personagens. Presenciou a morte de sua mãe quando tinha apenas 9 anos de idade.

Signifcado do Nome

"Luna" significa "lua", em latim. Provavelmente é uma referência aos estranhos pensamentos de Luna, e o antigo mito que dizia que a lua poderia enlouquecer as pessoas. No folclore ocidental, a lua representa sabedoria. Já o sobrenome "Lovegood" é a combinação das palavras "love" (amor, em inglês) e "good" (bom, em inglês), ambas características presentes na personagem.

Aparência e Informações Gerais

Olhos: Cinza prateados
Cabelos: Loiros, longos e sujos
Casa: Corvinal
Aparência: Excêntrica, e usa trajes e adereços estranhos
Acessórios: Utiliza colar feito de rolhas de cerveja amanteigada, um par de rabanetes laranjas para as orelhas, etc
Pai: Nome não citado, é editor da revista bruxa O Pasquim
Mãe: Nome não citado, morreu quando Luna tinha 9 anos de idade, durante uma experiência com feitiços
Citada em: Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Descrição feita por J.K. Rowling

J.K. Rowling, autora dos livros, diz que Luna é uma pessoa do tipo anti-Hermione. Luna acredita nas coisas através da fé, ao contrário de Hermione que se baseia no método científico e na lógica citadas nos livros e nos estudos. Hermione sempre tenta incansavelmente convencer Luna de que suas crenças não existem e não fazem sentido. Luna vê Hermione como uma garota de mente fechada, enquanto Hermione considera Luna uma ingênua e boba. Porém, no final de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Hermione se convence de que Luna não mudará suas crenças, e as duas se tornam amigas.

Biografia geral

Luna é aluna da Corvinal, entrou na escola durante o segundo ano de Harry, junto com Gina Weasley, apesar de só ter aparecido em Harry Potter e a Ordem da Fênix, em uma cabine do Expresso de Hogwarts, quando Gina convidou Harry e Neville a dividirem com ela um compartimento no trem lotado (OdF).

Em questão de aparência, Luna é descrita como possuir cabelos loiros, longos e desgrenhados e uma expressão distante e de surpresa. Tem olhos azulados e enevoados, provavelmente de cor cinza, sendo também citados como grandes e esbulhadas.

Em Hogwarts, Luna parece estar sempre isolada e separada dos outros alunos, talvez pelo fato de ser excêntrica e os outros estudantes da escola zombarem do seu jeito e dos seus trajes estranhos. Lhe fazem piadinhas pelas costas, mas ela não se importa nem um pouco com os comentários a respeito dela. É chamada "Di-Lua Lovegood" (em inglês: Loony Lovegood, sendo que Loony significa "lunática"). Seus colegas roubam seus pertences (materiais escolares, adereços) e os escondem, obrigando-a a passar horas procurando por eles, mas ela diz que não tem problema e que já está acostumada.

Harry tem um grande afeto por Luna e irrita-se com as pessoas que gozam dela. Harry passou a ver Luna de uma forma diferente ao descobrir que ela também pode ver os Trestálios (OdF), pois presenciou a morte de sua mãe quando Luna tinha 9 anos de idade. O sentimento é mútuo, uma vez que Luna é uma das poucas pessoas que acreditavam na história do retorno de Voldemort.

Luna é membro da Armada de Dumbledore, e é uma das seis pessoas (juntamente com Harry, Hermione, Rony, Neville e Gina) que invadiram o Departamento dos Mistérios (OdF), onde participaram de uma luta mortal contra vários Comensais da Morte. Apesar de ferida durante o conflito, Luna se recupera totalmente.

Durante as festas organizadas pelo professor Horácio Slughorn, Harry convida Luna para ir ao Baile de Natal com ele (EdP). Essa é uma das poucas partes dos livros em que Luna deixa sua habitual indiferença de lado, ficando bastante feliz e animada com o convite, uma vez que nunca é convidada para festas. Na festa, ela remove seus excêntricos adereços e usa um vestido prateado. Durante esta mesma festa, ela diz também que sente falta das reuniões da A.D., pois para ela era "como ter amigos".

A professora Minerva McGonagall nomeia Luna como locutora temporária do campeonato de Quadribol (EdP). A escolha não foi uma das melhores, já que a imaginação avoada de Luna faz com que ela comece a falar outros assuntos com o público durante o jogo, como por exemplo, o formato das nuvens sobre o campo. Ela, como sempre, é vaiada por alguns alunos. Seus comentários excêntricos dão-lhe a simpatia de Rony, que achava Luna totalmente estranha.

Quando ocorre o ataque dos Comensais da Morte em Hogwarts (EdP), Luna responde ao chamado da A.D. para defender a escola e Harry nota que Luna fora um dos únicos membros da A.D. a se envolverem na luta.

Luna Lovegood nos filmes

Luna ainda não apareceu nos filmes, já que a primeira vez em que ela aparece nos livros é na Ordem da Fênix, porém já foram gravadas as cenas e o filme tem data de estréia para 21/07/2007. Luna Lovegood será interpretada por Evanna Lynch, uma atriz irlandesa, que tem apenas 13 anos. Evanna é uma grande fã da série Harry Potter. Em 2003, ela esperou horas para conseguir um exemplar autografado do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix. Evanna escreveu à autora da série uma carta em que dizia que gostaria de participar do elenco de algum filme de Harry Potter, mas não esperava ser escolhida porque a cidade onde mora, Termonfeckin, é um lugar muito pacato. A autora a respondeu à mão sem nem ao menos saber quem era Evanna. A resposta foi: "Não seja tão dura com Termonfeckin, ela tem um nome adorável."

J.K. Rowling conheceu Evanna numa visita aos estúdios Leavesden e ficou surpresa em saber que a escolhida pelos produtores era a tal garota da cidade de nome adorável a quem ela havia escrito. Depois de uma longa conversa, a autora só disse uma coisa sobre Evanna interpretar Luna: "perfeita".

Em inglês: Lovegood, Luna


Livros: OdF (p. 155, 280, 696, 697)







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.