Elfo doméstico

De Dicionário Madame Pince
Revisão de 19h44min de 29 de maio de 2007 por 200.167.72.61 (discussão)

Elfo Doméstico


Um elfo doméstico é uma criatura baixa com grandes orelhas pontudas e olhos enormes. É muito difícil para um humano reconhecer quando é uma fêmea ou um macho quando não tem muito contato com a espécie, mas as fêmeas normalmente têm vozes mais finas e altas. Os elfos são pequenas criaturas humanóides que vivem em casas grandes e pertencem a famílias bruxas ricas. Eles são "presos" à casa, o que significa que eles fazem todo o tipo de tarefas domésticas para a família dona dela até a sua morte. Elfos domésticos parecem ser bem felizes com essa situação e consideram uma razão de orgulho servir fielmente e nunca trair sua família bruxa.

Elfos não usam roupas (e consideram humilhante usá-las); eles se cobrem com toalhas, panos de chá ou fronhas. Receber uma peça de roupa qualquer de seus senhores é o mesmo que receber uma carta de demissão, pois é esse gesto que quebra o encanto que prende um elfo à sua família. A maioria dos elfos domésticos acha que receber roupas é extremamente humilhante.

Entretanto, um elfo doméstico chamado Dobby, o primeiro a aparecer na história (no segundo ano de Harry em Hogwarts), que costumava servir à casa da família Malfoy, assumiu um ponto de vista diferente. Ele queria desesperadamente a liberdade, pois detestava ficar preso a uma família de bruxos das trevas. Desde que apareceu, Dobby tenta ajudar Harry em diversas situações, mas o elfo só consegue efetivamente ajudar o garoto depois que Harry engana Lúcio Malfoy para que este dê a Dobby uma meia velha. Atualmente, Dobby trabalha em Hogwarts, recebe salário e tem direito a férias.

O papel ou função dos elfos domésticos é muito importante, Eles escutam e vêem coisas, como disse o Dobby no quarto livro e podem usar seus poderes mágicos e essas informações tanto para o mal (Monstro), o bem (Dobby) ou para se manterem neutros (Winky). Esse poder é tão forte que a Winky consegue levar seu mestre, Bartô Crouch Jr., para longe dos bruxos das trevas e para a floresta, durante a Copa Mundial de Quadribol.

Há mais de cem elfos domésticos em Hogwarts, o maior número em toda a Grã-Bretanha. São eles que acendem as lareiras, lavam as roupas, acendem as luminárias, e fazem inúmeras outras tarefas. Os elfos domésticos também são os cozinheiros do castelo e criam maravilhosas refeições nas cozinhas enormes.

A elfo doméstica do Sr. Crouch, Winky, cuidou por anos do Bartô Crouch Jr., que ficava preso à casa dos Crouch pela Maldição Imperius. Ela faz com que o Sr. Crouch deixe o Bartô Jr. ir à Copa Mundial de Quadribol e, depois que o jovem rouba uma varinha e conjura a Marca Negra, o pai dá roupas a ela. Winky também vai trabalhar em Hogwarts depois disso, mas não aceita pagamento e caí em verdadeiro desespero e depressão por ter sido demitida.

A Muy Nobre Casa dos Black tem um velho elfo chamado Monstro. Ele é cruel e desagradável com os moradores atuais do Largo Grimmauld, 12, e não faz muita manutenção. Ele parece achar que sua função na vida é proteger tudo que pertenceu à mãe de Sirius Black, morta em 1985, mas cujo retrato continua a gritar ordens e insultos da parece no corredor de entrada da residência. Monstro se aproveita de uma expulsão dada sem querer por Sirius para visitar seus parentes, os Malfoy, e acaba tomando um papel importante na trama de Voldemort quando Harry está em seu quinto ano em Hogwarts. Atualmente ele também vive na escola, mas pertence a Harry.

Os casos de Dobby e Monstro mostram que os bruxos devem sempre verificar se a lealdade de seus elfos realmente pertence a eles, caso o contrário devem proibi-lo expressamente de falar sobre toda e cada coisa que ouça em casa com qualquer pessoa, ou eles podem entregar para os inimigos de seus senhores muita informação que parece boba no dia-a-dia.

Elfos domésticos têm uma magia muito poderosa que não requer nenhuma ferramenta (varinhas ou palavras) para funcionar. Eles também podem, por exemplo, usar uma forma própria de aparar que não é cortada pela magia de proteção de Hogwarts, onde, como Hermione constantemente lembra Harry e Rony, a aparatação bruxa não é possível.

Infelizmente, enquanto estão presos a uma casa ou família, os elfos não conseguem usar os seus poderes para nada além de tarefas mundanas. Por isso, Hermione Granger criou uma organização que luta para libertar os elfos da escravidão, é o movimento chamado F.A.L.E.


Em inglês: House-Elf


Livros: CS, CF, OdF, EdP e AF







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.