Crouch Jr., Bartolomeu "Bartô"
Bartolomeu "Bartô" Crouch Jr.
(? - "presente")
![]() |
Jovem pálido, ligeiramente sardento, com cabelos bastos e louros. Bartô Crouch Jr. se envolveu com Comensais da Morte que estavam tentando descobrir o paradeiro de Voldemort. Ele participou da tortura dos Longbottom para adquirir informações e foram pegos e enviados à Azkaban. Bartô Crouch Jr. foi salvo por sua mãe que estava morrendo. O primogênito acaba trocando de lugar com a mãe para escapar da prisão, com a ajuda de uma Poção Polissuco. Pouco depois de sua estada na prisão a Sra. Crouch falece e é enterrada com o nome e aparência de seu filho. A família Crouch encena a morte da matriarca com uma cerimônia discreta e íntima, com um túmulo vazio. Através da Maldição Imperius ele consegue controlar o filho, o forçando a se esconder debaixo de uma capa de invisibilidade dia e noite, e o deixando aos cuidados do fiel elfo doméstico Winky. Posteriormente, Bartô Crouch Jr. escapa do cárcere familiar e conjura a Marca Negra.
Seu paradeiro foi delatado por Bertha Jorkins funcionária do Ministério, que havia sido capturada por Voldemort na Albânia. Voldemort descobriu onde achá-lo e usar sua lealdade para com o Lord das Trevas num plano que quebrasse a forte proteção imposta por Dumbledore sobre Harry Potter. Bartô Crouch Jr. inicia o plano usando novamente a Poção Polissuco se caracterizando como o professor Olho-Tonto Moody, que se tornora o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Crouch Jr, como Moody, manipulou o Torneio Tribruxo, acrescentando Harry entre os campeões e o dando diversas dicas e caminhos para realizar as provas. O vencedor do Torneio encontraria a Taça Tribruxo dentro do labirinto, e então esta taça, que na verdade fora transformada em uma Chave de Portal levaria Harry a Voldemort.
O plano funcionou, mas Harry escapou de Voldemort e voltou a Hogwarts. Crouch (como Moody) dirigiu Harry a sua sala querendo matá-lo lá, porém Dumbledore, Snape e McGonagall o impediram. Crouch foi estuporado e seu disfarce revelado. Sob o efeito do Soro da Verdade o Veritaserum, ele relatou toda a história. Assim, quando Cornélio Fudge chegou ao castelo autorizou o derradeiro Beijo do Dementador como punição para Bartô Crouch Jr., lhe deixando muito mais que morto, sem alma, para sempre.
Em inglês: Bartemius "Barty" Crouch Jr.
Livro: CdF (p. 417, 418, 441, 443, 537, 543)