Ravenclaw, Helena
Helena Ravenclaw
(Mulher Cinzenta)
(Medieval, datas precisas desconhecidas)
Helena Ravenclaw, também conhecida como a fantasma Dama Cinzenta, é a filha da co-fundadora de Hogwarts Rowena Ravenclaw. A história de Helena não é muito conhecida, mas em 1998, ano da queda de Voldemort, descobrimos que ela roubou o Diadema de Ravenclaw, pela ambição de receber a inteligência mágica que habitava o objeto.
É a fantasma residente da casa Corvinal, sendo uma jovem dama alta e muito inteligente, tem forte escolaridade e interesses literários. Ela nunca achou o amor verdadeiro, nem nunca encontrou um homem à altura de seus padrões. Harry e Rony a encontraram deslizando pelos corredores enquanto procuravam o Espelho de Ojesed.
Ainda viva, ela fugiu da casa de sua mãe com a Diadema de Ravenclaw e se escondeu em uma floresta da Albânia, onde foi encontrada por um antigo namorado, o Barão Sangrento. A Dama recusando-se a entregar o objeto e voltar a falar com sua mãe, que estava muito doente, tenta fugir. Porém o Barão tenta detê-la e acaba aplicando-lhe um golpe de punhal no ventre, no qual resultou sua morte.
Segundo a Dama, o Diadema ficou escondido na floresta, entretanto, quando Voldemort estava na escola a Dama compartilhou essa informação com ele e o resultado foi que o Diadema foi transformado em Horcrux e voltou para Hogwarts, para ficar durante quase seis décadas na Sala Precisa até que os demônios do fogo que Crabbe conjurou na batalha destruissem tanto a sala quanto o Diadema.
Atualmente ela vive como fantasma da Corvinal, vagando pelo castelo de Hogwarts.
A Dama Cinzenta pode ser baseada no fantasma de mesmo nome que assombra o Castelo Brodick, em Isle of Arran na Escócia
Em inglês: Helena Ravenclaw / The Grey Lady
Livro: PF (p. 181), RdM (pp. 478, 479)