Adivinhação

De Dicionário Madame Pince

Adivinhação


... Adivinhação, a mais difícil das artes mágicas.
- Sibila Trelawney
"A Adivinhação é um dos ramos mais imprecisos da magia."
- Minerva McGonagall


-Ana Carolina- Aula Adivinhacao.png

Matéria de Hogwarts que ensina como ler folhas de chá, ler a palma da mão, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o próprio nome já diz, é uma arte mágica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinhações estão corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hipóteses.

É lecionada por Sibila Trelawney até o quinto ano de Harry em Hogwarts, quando ela passa a dividir a disciplina com o centauro Firenze. A abordagem de Firenze, como um centauro, é bem diferente da de Sibila. Na visão do centauro, a astrologia é muito importante para previsões de grandes acontecimentos, e não de coisas triviais.

A sala de aula de Trelawney fica no alto da Torre Norte, perto de seus aposentos. Já Firenze, como é um centauro e não pode subir até lá, utiliza uma sala localizada num corredor térreo, do lado oposto do hall de entrada.



Adivinhação como matéria

Sala de aula

  • Sibila Trelawney - mais parecida com uma cruza de sotão com salão de chá antigo, a sala de aula de Trelawney era repleta de mesinhas circulares, rodeadas por cadeiras forradas de chintz e pequenos pufes estufados. A iluminação de luz avermelhada era fraca, o que piora ainda mais, já que as janelas e abajures estavam tapados. A lareira sempre ligada provocava uma sensação de calor sufocante. Nas pratelheiras muitos itens de adivinhação: baralho de cartas, bolas de cristal, xícaras, etc.
  • Firenze - localizada na incomum sala onze do térreo de Hogwarts. Fora transformada em uma espécie de clareira florestal. O piso terroso havia sido revestido com um musgo primaveril no qual se erguiam árvores. A luminosidade da sala podia ser alterada, dando um efeito de crepúsculo, surgindo até estrelas no teto.

Professor

Sibila Trelawney (até o quinto ano) e o centauro Firenze (durante uma parte do quinto ano e posteriormente dividindo a disciplina com Sibila).


Livros


-Ana Carolina- Sala Adivinhacao.png

Tipos de adivinhação

Previsão do futuro

Praticada pelos humanos, como nas aulas da professora Sibila Trelawney. Existem diversas formas de previsão do futuro, seja por cartas ou pelos sonhos. Mencionadas nos livros:

Símbolos das folhas de chá
Do livro Esclarecendo o Futuro, páginas 5 e 6.

  • Bastão - um ataque (Rony achou ser uma pelota que lembrava um pouco um chapéu-coco)
  • Bolota de carvalho - sorte inesperada, ganhos em ouro
  • Crânio - perigo em seu caminho
  • Cruz torta - sofrimentos e provações
  • Falcão - um inimigo mortal
  • Sinistro - mau agouro, agouro de morte
  • Sol - grande felicidade

Combinação "cruz torta" + "sol" = sofrer para depois ser muito feliz
Combinação "falcão" + "bastão" + "crânio" + "Sinistro" = xícara infeliz, grandes maus presságios


Centáurica

Praticada pelos centauros e ensinada por Firenze. Privilegia o uso da astrologia e outras técnicas da sabedoria dos centauros.

Firenze explica a adivinhação centáurica:

  • "Sei que vocês aprenderam os nomes dos planetas e suas luas em Astronomia, e que já mapearam o curso das estrelas no céu. Os centauros foram desvendando os mistérios desses movimentos durante séculos. Nossas descobertas nos ensinam que o futuro pode ser vislumbrado no céu que nos cobre..."
  • "Eu estou aqui para explicar a sabedoria dos centauros, que é impessoal e imparcial. Contemplamos o céu à procura das grandes ondas de maldade ou de mudança, que por vezes estão ali assinaladas. Pode levar dez anos para termos certeza do que estamos comtemplando."
  • "Nas última década, as estrelas têm indicado que a bruxidade está vivendo apenas uma breve calmaria entre duas guerras. Marte, anunciador de conflitos, brilha intensamente sobre nós, sugerindo que a luta não tardará a recomeçar. Quando ocorrerá, os centauros podem tentar adivinhar por meio da queima de certas ervas e folhas, pela observação de fumaça e chamas..."

Em suas aulas os alunos queimam artemísia e malva no chão e procuram formas e símbolos na fumaça acre. Firenze não se preocupava com o mau resultado de suas aulas, dizendo que os humanos em geral não eram muito bons e que só os centauros, que demoraram anos para atingir um grau superior, poderiam ver, mesmo que isso lhes custa-se certas vezes interpretações erroneas.

Firenze tem pouca paciência e não admite a percepção que os humanos criaram sobre a "previsão do futuro", ressaltando que tentar entender Adivinhação nestas condições causa limitações a espécie humana.


Visões

-Cristine Black- Prof Trewlaney.png

Terceiro tipo de adivinhação. Esta é verdadeira adivinhação, embora o que o Vidente revela normalmente está na forma de uma Profecia, que então requer alguma interpretação. Um Vidente, possuidor da Visão Interior, não parece ter controle sobre suas visões. Por exemplo, Trelawney realizou apenas duas Profecias, embora ela denuncie diversas falsas visões durante suas aulas. Quando surge a predição da Profecia, Trelawney entra em transe e incorpora uma voz completamente diferente. Ambas as vezes, depois de falar a Profecia, ela não se lembrava de nada dito.

As verdadeiras visões são muito raras, mas já acontecem a muito tempo. Há um salão enorme dentro do Departamento de Mistérios onde estão registradas milhares de Profecias. Elas são armazenadas em esferas de vidro. Cada esfera está rotulada com as rubricas do vidente que denunciou a Profecia, a pessoa que foi confiada a ouvi-la e o seu assunto. O registro da primeira Profecia de Trelawney, confiada para Albus Dumbledore você vê abaixo:

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

Prevendo a verdade

Previsões, pressentimenos e predições presentes nos livros:

1. (para Neville) "Sua avó vai bem? ... Eu não teria tanta certeza se fosse você, querido."
2. (para Lilá) "A propósito, essa coisa que você receia vai acontecer na sexta-feira, dezesseis de outubro."
3. (para Parvati) "... tenha cuidado com um homem de cabelos ruivos."
4. (para Neville) "... depois que você quebrar a primeira xícara, por favor, escolha uma com desenhos azuis, gosto muito das de desenhos rosa."
5. (para Neville) "... você vai se atrasar da próxima vez, portanto trate de trabalhar muito para recuperar o tempo perdido."
6. "Infelizmente, as aulas serão perturbadas em fevereiro por uma forte epidemia de gripe. Eu própria vou perder a voz."
7. "E, na altura da Páscoa, alguém vai deixar o nosso convívio para sempre."


Em inglês: Divination


Livros: PdA, CdF, OdF, EdP







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.