Tiago Potter

(1960 - 1981)

Grifinória 1971-1978, Apanhador 1972-1978, Monitor-Chefe 1977-1978

Tiago.jpg
  Nome Tiago Potter  
  Nascimento 27/03/1960  
  Morte 31/10/1981  
  Olhos Castanho-esverdeados  
  Cabelo Escuro  
  Apar√™ncia Muito alto e magro  
Grifinoria.gif
  Casa Grifin√≥ria  
  Matr√≠cula 1971/1972  
  Formatura 1977/1978  
  Monitor-Chefe 1977/1978  
Tabela 003.jpg

Com cabelos pretos e desespenteados, que levantam na parte de tr√°s, e olhos castanho-esverdeados, Tiago foi nascido e criado em uma fam√≠lia de Puro-Sangue. De acordo com J. K. Rowling "os pais de Tiago eram idosos quando o tiveram, o que explica o √ļnico filho, muito mimado. Eles o tiveram muito tarde e foi como um tesouro extra, como acontece √†s vezes. Eles eram velhos nos termos bruxos e sucumbiram a uma doen√ßa de bruxos."

Tiago começou a estudar em Hogwarts no ano de 1971, e foi sorteado para a casa Grifinória. Foi na escola que ele conheceu seus três melhores amigos, Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew, e com eles formou um grupo chamado de Marotos. Tiago, Sirius e Pedro descobriram, no segundo ano de escola, que Remo era um Lobisomem e, para acompanhar o amigo nas noites difíceis de lua cheia, decidiram se transformar em Animagos ilegais.

No quinto ano eles conseguiram, e Tiago se transformava em um cervo, e por isso ganhou o apelido de Pontas (por causa dos chifres do animal). Assim, uma vez por mês os três saíam escondidos de Hogwarts sob a Capa da Invisibilidade de Tiago, viravam animagos e se encontravam com Remo no Salgueiro Lutador. Passavam a noite caminhando pelos terrenos da escola ou pelo vilarejo de Hogsmeade.

Tiago e seus amigos tamb√©m foram respons√°veis pela cria√ß√£o do Mapa do Maroto, um mapa de Hogwarts que mostra, al√©m de todas as salas do castelo, as movimenta√ß√Ķes de cada pessoa dentro deste.

Tiago √°s vezes era muito arrogante, exibido e vivia arrumando encrenca, principalmente com seu inimigo Severo Snape, a quem apelidaram de ranhoso. Segundo Sirius, "Tiago e Snape se odiaram desde o primeiro momento em que se viram". Ele (Sirius) achava que Snape tinha ci√ļmes de Tiago por ele ser popular, bom em Quadribol e bom em quase tudo.

Sempre despenteava os cabelos (segundo L√≠lian, "s√≥ porque acha que √© legal parecer que acabou de desmontar de uma vassoura") e bricava com um Pomo de Ouro. Passou a maior parte dos anos em Hogwarts cumprindo deten√ß√Ķes. Embora isso, era um dos melhores alunos da escola, e vivia tirando notas boas. Foi, inclusive, feito Monitor-Chefe em seu 7¬į ano.

Foi em Hogwarts que Tiago conheceu sua futura esposa Lílian Evans. Ele vivia convidando-a para sair, e, segundo Sirius, "sempre fazia papel ridículo quando Lílian estava por perto, não conseguia para de se exibir sempre que se aproximava dela". No começo ela não gostava muito dele, pois achava que ele não passava de um "cafajeste, tirano e arrogante".

Tiago também não ajudava a mudar esta reputação, pois vivia azarando e enfeitiçando Snape, a quem Lílian defendeu quando Tiago o pendurou de cabeça para baixo na frente de toda a escola usando o feitiço Levicorpus. Quem visse esta cena, como Harry viu, não entenderia como os dois chegaram a se casar. Segundo Lupin e Sirius, "ela começou a sair com ele no sétimo ano, depois que Tiago murchou um pouco a bola e parou de azarar as pessoas só para se divertir".

O que Lílian não sabia era que ele ainda azarava Snape, mais porque Snape não perdia uma oportunidade de azarar Tiago. Mesmo tendo esta rivalidade, Tiago salvou Snape de ser atacado por Lupin quando este estava em sua forma de lobisomem, criando assim um débito de vida de Severo para Tiago.

Quando Tiago completou Hogwarts, ele e Lílian se casaram e se uniram à Ordem da Fênix. Sua profissão é desconhecida, e sabe-se que ele não precisava de um trabalho bem pago, pois herdou muito dinheiro. Em 31 de Julho de 1980, eles tiveram um filho, Harry Potter.

Durante seu período na Ordem, ou antes dele, Tiago e Lílian enfrentaram Voldemort três vezes. Isso fez com que seu filho Harry fosse vítima da profecia feita por Sibila Trelawney. Sabendo que Voldemort estava atrás de Harry, os Potter se esconderam sob a proteção do Feitiço Fidelius em um vilarejo trouxa chamado Godric's Hollow.

Tiago queria escolher Sirius para ser o guardi√£o do segredo, mas este sugeriu que fosse Pedro, pois era muito √≥bvio que Tiago escolhesse o melhor amigo. Assim, quando Pedro traiu os Potter, revelando o paradeiro deles, Tiago tentou proteger a fam√≠lia enfrentando Voldemort. Infelizmente, ele n√£o teve sorte, e morreu. As √ļltimas palavras ditas por Tiago foram: "L√≠lian, leve Harry e v√°! √Č ele! V√°! Corra! Eu o atraso..." .



Pessoal

Nome (completo): Tiago Potter
Significado do nome: aquele que fornece
Apelido(s): Pontas (nome de sua forma como animago).
Também conhecido como: Pontas
Nascimento: 27 de março de 1960
Morte: 31 de outubro de 1981
Cor dos olhos: castanho-esverdeados
Cor do cabelo: preto
Descrição: muito alto, magro, com cabelos muito despenteados que levantam na parte de trás
Marcas características: desconhecidas
Roupas e acessórios: usa óculos e roupas comuns de bruxo
Hobbies: jogar Quadribol e "passear" durante a lua cheia
Citado em: v√°rias conversas entre Snape e Harry.
Sabor preferido de geléia: desconhecido


Link:http://galeria.potterish.com/thumbnails.php?album=1813

Família, Amigos e Inimigos

Sangue: Sangue-Puro
Pai: bruxo que morreu por causa de uma doença qualquer antes de 1981
Mãe: bruxa que morreu por causa de uma doença qualquer antes de 1981
Filhos: Harry Potter
Irm√£o(s): n√£o possui
Avós paternos: desconhecidos
Avós maternos: desconhecidos
Tios: desconhecidos
Primos: desconhecidos
Padrinho: n√£o possui
Melhores amigos: Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew
Inimigos: Voldemort, Snape e Comensais da Morte
Relacionamentos: casado com Lílian Evans
Animal de estimação: tinha um gato


Objetos, Poderes e etc.

Varinha: Mogno, 28 cent√≠metros, flex√≠vel. Excelente para Transforma√ß√Ķes
Vassoura: desconhecida
Objetos: Capa da Invisibilidade (hoje pertencente à Harry), Mapa do Maroto (hoje pertencente à Harry) e um espelho de dois lados (ficou com Sirius).
Poderes especiais: Tinha o dom de se meter em problemas
Maior desejo (Espelho de Ojesed): desconhecido (antes de 1977 provavelmente era o de se casar com Lílian)
Maior medo (Bicho-Pap√£o): desconhecido
Forma do Patrono: Cervo
Cheiros de atração (Amortentia): cheiro de Lílian
Pior memória (dementadores): desconhecida
Vê testrálios? não se sabe


Histórico Escolar em Hogwarts

Casa: Grifinória
Matrícula: 1971/1772
Formatura: 1977/1978
Cargos: Apanhador do time da casa e possivelmente capitão do time em algum momento; Monitor-Chefe (apesar do fato não ser citado na versão em português dos livros, Tiago assumiu o cargo em seu sétimo ano, possivelmente depois de ser nomeado capitão do time de quadribol).
Prêmios: desconhecidos
Clubes: Marotos
Matérias escolhidas no terceiro ano:
Mat√©rias cursadas a partir do sexto ano: desconhecidas, mas √© poss√≠vel que tenham sido: Defesa Contra as Artes das Trevas, Po√ß√Ķes, Feiti√ßos, Transfigura√ß√£o e Herbologia
Deten√ß√Ķes:

  • Detido, junto com Sirius Black pelo uso de azara√ß√£o ilegal em Bertram Aubrey. A cabe√ßa de Aubrey ficou o dobro do tamanho normal. Deten√ß√£o dupla.
  • Muitas outras deten√ß√Ķes est√£o arquivadas nas caixas que v√£o de 1012 √† 1056.

Exames:

  • notas desconhecidas

NOM's: provavelmente mais de 8
NIEM's: provavelmente mais de 8


Carreira

Emprego antigo: trabalhava em tempo integral para √† Ordem da F√™nix (√ļnico emprego que sustentava ele, L√≠lian e Sirius)
Emprego atual: n√£o possui porque est√° morto
Associa√ß√Ķes e afilia√ß√Ķes: Ordem da F√™nix e time de Quadribol da Grifin√≥ria (foi convidado a sair da escola para se juntar ao grupo de Comensais da Morte, mas recusou).
Condecora√ß√Ķes: desconhecidas


Em inglês: James Potter


Livros: PF (p. 16), PdA (pp. 230, 286), CdF (p. 530), OdF (pp. 520, 543) EdP (p. 417), RdM (p. 270, 535)






ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Cita√ß√Ķes

Para corre√ß√Ķes, sugest√Ķes, cr√≠ticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.