VIRA-TEMPO

Anos Escolares

Pedra Filosofal / 1991-1992



1991

junho de 1991

Um modelo de exposição aparece na vitrine de Artigos de Qualidade para Quadribol.


junho de 1991

Eles “esmagam” a Grifinória na partida final de quadribol, de acordo com McGonagall.


23 de junho de 1991
  • 11º aniversário de Duda

Harry acompanha Duda, Pedro Polkiss, tia Petúnia e tio Válter no zoológico, quando ele exercita pela primeira vez seu dom de Ofidioglossia para falar com uma jibóia.

Este é um sábado, de acordo com o livro. É, aproximadamente, um mês antes do aniversário de Harry. Aquela manhã, Duda ganha uma filmadora de aniversário:

“Naquele instante o telefone tocou e tia Petúnia foi atendê-lo, enquanto Harry e tio Válter assistiam Duda desembrulhar a bicicleta de corrida, a câmera de filmar...”

Depois do incidente no aniversário de Duda, Harry é confinado no armário por algumas semanas. No final dessas semanas, a câmera de filmar estava quebrada:

“Na altura em que lhe permitiram sair do armário, as férias de verão já haviam começado e Duda já quebrara a nova filmadora...”

Então, uma semana antes do aniversário de Harry, em 24 de julho, Harry recebe uma carta endereçada a ele em seu armário sob as escadas. Tio Válter o muda para o segundo quarto de Duda, onde Harry vê a filmadora e descobrimos que o aniversário de Duda foi há um mês:

“Quase tudo ali estava quebrado. A filmadora com apenas um mês de uso estava jogada em cima de um pequeno tanque...”

Sabemos, do livro, que 24 de julho foi uma terça. O sábado, aproximadamente, um mês antes de terça, 24 de junho, seria sábado, 23 de junho. Então sabemos que o aniversário de Duda é em 23 de junho. Como a maioria das datas nos livros, isso não corresponde às datas em particular de nenhum calendário da “vida real”.


24 de julho de 1991

As datas são determinadas ao contar de volta a data já estabelecida do dia 31 do aniversário de Harry. Os dias nos quais essa data cai são ditos:

“Segunda-feira. Isto lembrou a Harry uma coisa. Se era segunda-feira – e em geral podia-se confiar que Duda soubesse os dias da semana, por causa da televisão – então o dia seguinte, terça-feira, era o décimo primeiro aniversário de Harry.”

No verdadeiro 1991, entretanto, 31 e julho cai em uma quarta.


31 de julho de 1991
  • 11º aniversário de Harry

Como sabemos que Harry nasceu em 31 de julho? Isto foi estabelecido em muitos lugares nos livros, talvez mais importante na discussão de Dumbledore sobre a profecia, em Ordem da Fênix. Porém, podemos determinar a data pela primeira vez no oitavo capítulo de Pedra Filosofal. No Profeta Diário, Harry lê:

“O caso Gringotes – prosseguem as investigações sobre o arrombamento de Gringotes, ocorrido em 31 de julho...”

Ele reage em surpresa:

“- Rúbeo! - exclamou Harry - aquele arrombamento de Gringotes aconteceu no dia do meu aniversário! Talvez estivesse acontecendo enquanto a gente estava lá!”


31 de julho de 1991
  • Logo depois de meia-noite, Hagrid chega à casa em ruínas

Ele traz a Harry um bolo de aniversário e o convida para Hogwarts.


31 de julho de 1991

Enquanto estavam lá:


31 de julho de 1991
  • Quirrell tenta roubar a Pedra Filosofal do Gringotes, mas falha

agosto de 1991

Como quase tudo que Rony tem, Perebas é de segunda mão e danificado. É revelado mais tarde que Perebas é Pedro Pettigrew disfarçado.

“- O nome dele é Perebas e ele é inútil, quase nunca acorda. Percy ganhou uma coruja de meu pai por ter sido escolhido monitor, mas eles não podiam ter... quero dizer, em vez disso ganhei Perebas.”

Dos comentários feitos por Rony no Expresso de Hogwarts naquele setembro, parece que Rony recebeu Perebas de Percy quando Percy ganhou uma coruja por ter se tornado monitor. Na hipótese de que Rony e seus irmãos receberam suas cartas de Hogwarts no mesmo tempo que Harry receberia a dele, sem a intervenção de tio Válter, então sabemos que Percy se tornou monitor em 24 de julho. Algum tempo depois disso, Arthur e Molly compram a coruja a Percy, Hermes. Isso, pode muito bem ter sido, quando os Weasleys foram ao Beco Diagonal para comprarem as coisas da escola.


agosto de 1991
  • Voldemort, desapontado pela incapacidade de Quirrell de roubar a Pedra Filosofal decide habitá-lo

Quirrell começa a usar um turbante para esconder o rosto de Voldemort, que está visível na parte de trás da sua cabeça.


agosto de 1991

“O último mês de Harry na casa dos Dursley não foi nada divertido. É verdade que Duda agora estava tão apavorado com Harry que não queria nem ficar no mesmo aposento com ele, e tia Petúnia e tio Válter não trancaram Harry no armário nem o obrigaram a fazer nada, tampouco gritaram com ele – na verdade sequer falaram com ele. Meio aterrorizados, meio furiosos, agiam como se a cadeira em que Harry se sentasse estivesse vazia.”


1º de setembro de 1991

Eles pegam o Expresso de Hogwarts às 11 horas na estação King's Cross, então viajam até a noite à Hogwarts. Harry conhece Rony e Hermione no trem; ele e Rony tornam-se amigos imediatamente. Quando em Hogwarts, Harry, Rony, Hermione e Neville são selecionados para a Grifinória, e Draco para a Sonserina.


1º de setembro de 1991
  • Duda Dursley é submetido a uma cirurgia para a remoção de um rabo de porco de seu traseiro muito grande

“- Por que o senhor vai à Londres? - perguntou Harry tentando manter a conversa cordial.
- Vamos levar Duda ao hospital - rosnou tio Válter - precisamos mandar cortar aquele rabo vermelho antes de mandá-lo para Smeltings.”.


2 de setembro de 1991
  • Harry começa suas aulas em Hogwarts

As aulas de Harry começam em Hogwarts e ele passa a primeira semana aprendendo os caminhos da escola e sobre as aulas e professores.


6 de setembro de 1991
  • Harry e Rony visitam Hagrid

Harry leva Rony para visitar Hagrid em sua cabana perto da Floresta Proibida. Enquanto Canino baba em Rony, Harry conta a Hagrid sobre suas aulas e que ele acha que Snape o odeia. Harry lê um artigo do Profeta Diário sobre o arrombamento em Gringotes que havia acontecido em 31 de julho.


6 de setembro de 1991

Harry descobre que o professor Snape, definitivamente, não gosta dele, quando deixa Harry desconcertado na frente do resto da sala.


12 de setembro de 1991
  • Grifinórios e sonserinos têm sua primeira aula de vôo

McGonagall faz de Harry, mais tarde, o apanhador do time de quadribol da Grifinória.

Isto acontece na segunda quinta do período escolar:
“... até verem um aviso pregado no salão comunal de Grifinória que fez todos gemerem. As aulas de vôo começariam na quinta-feira...”

A data pode ser determinada devido ao fato de que aquela era a quinta-feira da segunda semana de escola, deve ser logicamente dia 12, já que as aulas começaram dia 2. Como sabemos que esta é a quinta-feira da segunda semana? Porque quando Harry está seguindo McGonagall da aula de vôo, ele está com medo de ser expulso. Ele pensa com ele mesmo: “Agora se enrascara. Não tinha durado nem duas semanas.”

Porém, quando Fred e Jorge ouvem sobre isso, eles dizem:

“Sabe de uma coisa, tenho certeza de que vamos ganhar a Taça de Quadribol deste ano... Não ganhamos desde que Carlinhos terminou a escola, mas o time deste ano vai ser brilhante.”

De acordo com a declaração de Rowling de que Carlinhos é três anos mais velho que Percy, Carlinhos apenas saiu há dois meses. Não houve tempo para eles perderem “desde que Carlinhos terminou a escola”. Eles não jogaram desde que Carlinhos terminou a escola. Novamente, este é um erro no texto.


31 de outubro de 1991

A festa é interrompida por um trasgo montanhês que quase matou Hermione Granger; ela é salva por Harry e Rony, e depois disso se tornam amigos.

Enquanto isso, Quirrell, que deixou o trasgo entrar, vai atrás da Pedra Filosofal – mas é parado por Snape. Já vimos que não podemos confiar no calendário “verdadeiro” para nos dar o dia da semana quando sabemos a data, mas apenas por curiosidade, Halloween em 1991 foi em uma quinta-feira. O primeiro ano da Grifinória tinha Feitiços naquela manhã e aprenderam o Feitiço da Levitação (Vingardium Leviosa).


novembro de 1991
  • A primeira partida de quadribol de Harry

Quirrell tenta fazer Harry cair de sua vassoura durante a partida, mas Snape o impede – sem mencionar algumas acrobacias bem legais de Harry. A partida acaba logo, quando Harry apanha o pomo com sua boca para uma vitória da Grifinória.


25 de dezembro de 1991

Quirrell tenta fazer Harry cair de sua vassoura durante a partida, mas Snape o impede – sem mencionar algumas acrobacias bem legais de Harry. A partida acaba logo, quando Harry apanha o pomo com sua boca para uma vitória da Grifinória.


25 de dezembro de 1991

Na linha do tempo oficial, é 1991. O Natal em 1991 foi em uma quarta-feira.


1992

1992
  • Cygnus Black, pai de Belatriz, Narcisa e Andrômeda, morre aos 54 anos

1992

cerca de abril de 1992

O calendário lista esta data como sendo 24 de abril, mas tudo que realmente sabemos é que ele nasce poucas semanas antes dos exames, e que o tempo deu a primeira dica do verão chegando.


cerca de 9 de maio de 1992

Infelizmente, eles não são pegos por Filch – e recebem detenções de McGonagall.

Derivado da data estimada do nascimento de Norberto.


26 de maio de 1992
  • Harry, Hermione, Neville e Malfoy cumprem detenção na Floresta Proibida

Com a supervisão de Hagrid, eles vão atrás de um unicórnio morto. Harry encontra Voldemort pela primeira vez, e é salvo por Firenze.

Não temos indicações sobre essa data, exceto de ter acontecido pouco tempo antes dos exames finais.


início de junho de 1992
  • Harry, Hermione e Rony seguem Quirrell até a Pedra Filosofal

Eles passam pelas várias proteções, e derrotam a tentativa Quirrell/Voldemort de roubar a pedra.

As datas deste acontecimento são dependentes das datas dos exames do primeiro ano de Harry. São dadas a nós as datas dos exames no livro dois e três – a primeira semana de junho – mas esta não parece ser uma regra. O calendário deste livro dá a data como sendo 4 de junho, baseado nas datas dos exames em outros livros, mas na linha do tempo vamos deixar um pouco mais seguro e apenas colocar “início de junho”.


junho de 1992
  • Festa do término do período escolar

Grifinória ganha a Taça das Casas, mas não a Taça de Quadribol, que é da Sonserina.


cerca de junho de 1992

Lúcio Malfoy logo as compra para o time de quadribol da Sonserina. Com isso, Draco torna-se apanhador durante o próximo ano letivo.


depois de junho de 1992


<--- voltar







ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Citações

Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.