Ações

Os anos em que as histórias acontecem

De Dicionário Madame Pince

VIRA-TEMPO

Os anos em que as histórias acontecem

Um dos mistérios mais interessantes do universo de Harry Potter é quando as histórias dos livros acontecem. Tem havido muitas discussões e debates sobre este assunto e alguns fãs fizeram pesquisas impressionantemente detalhadas tentando determinar os anos envolvidos. Esta página apresenta alguns dos detalhes intrigantes relacionados à linha do tempo nos livros.

Recentemente, Rowling confirmou que a linha do tempo mais comumente aceita, que marca o início de Harry na escola em 1991, está correta. A árvore genealógica da família Black, que Jo criou recentemente para leilão destinado à caridade Book Aid International, mostra o ano de nascimento de Draco como 1980. Isso confirma o que já é um fato cânon do livro dois, que Harry nasceu em 1980, e que os livros cobrem seus anos letivos a partir de setembro de 1991 até o final, presumivelmente junho de 1998.

Rowling não é consistente no uso de datas, entretanto. Muitas pessoas ao longo de seis anos indicaram que qualquer variação nos anos reais simplesmente não funciona nas histórias. Um número de pontos chave foi trazido à tona durante essas discussões, e estes pontos estão detalhados a baixo. Alguns fãs expressaram uma crença forte de que Rowling não quer suas histórias datadas, indicando que ela intencionalmente evitou dar datas quando seria natural fazer isto. Este ponto de vista também é discutido abaixo.

Estas discussões são divertidas. Não há saída quanto ao fato de que a variação dos anos nas histórias é agora conhecida e indiferentemente dos problemas deve ser considerada cânon. Harry nasceu em 1980, ele começou a escola em 1991, e é isso.

N/T:
A título de curiosidade, esta linha do tempo foi usada nos DVDs dos filmes.



O bolo do dia de morte

No dia do aniversário de morte de Nick Quase Sem Cabeça, no bolo podemos ver o seguinte:

Sir Nicholas de Mimsy-Porpington falecido em 31 de outubro de 1492

Esta festa era para celebrar o qüinquagésimo dia de morte de Nick, o que é o seu qüinquagésimo aniversário de morte. Adicione quinhentos anos a 1492 e temos 1992, então a festa, que aconteceu na noite de Halloween, foi no fim de 1992. Esta referência é a única data direta dada a um evento nos livros de Harry Potter. É desta simples nota que todo o resto das linhas do tempo dos livros foi derivado. A propósito, uma inconsistência encontrada no livro um, onde Nick lamenta o fato de ele não comer “há quase quatrocentos anos”, foi corrigida. O texto do livro 1 foi retificado para “quinhentos anos”, o que ampara a data do bolo do dia de morte, tornando-se cânon.


A linha do tempo oficial

Sim, há uma. De acordo com fontes da Warner Bros. que trabalharam no DVD de Câmara Secreta, aqui está o que aconteceu. O pessoal na Warner surgiu com uma linha do tempo. Há evidências bastante fortes de que a linha do tempo que eles tinham era do Lexicon – a linha do tempo principal e o calendário dia-a-dia dos dois primeiros livros. Eles mostraram esta linha do tempo a Rowling. Ela revisou e fez um ou dois comentários ou pequenas mudanças, e então aprovou.

A linha do tempo agora aparece nos DVDs de Câmera Secreta, Prisioneiro de Azkaban e Cálice de Fogo. Não tem como vê-la na televisão; é necessário colocar o segundo DVD em um drive de computador. Uma vez que foi aprovado por Rowling, é considerado como oficial. Alguns não consideram ser cânon, exceto pelos próprios livros, então eles não consideram esta linha como sendo a resposta final. Pelo Lexicon, desde que Rowling a aprovou (e não sem fazer correções, o que sugere que ela teve certeza de que estava correto), aquela linha do tempo é cânon.

Como eu (Steve Vander Ark) sei que eles pegaram emprestado a linha do tempo do Lexicon? Porque eu cometi um pequeno, estúpido erro de digitação no meu calendário dia-a-dia do primeiro livro. Acidentalmente coloquei a primeira visita de Harry e Rony à cabana de Hagrid no sábado ao invés de sexta. Fiz isso porque escrevi horários segunda-até-sexta todo o tempo no meu trabalho, preenchendo informações nas grades da semana. O último quadrado do calendário que trabalhei é geralmente sexta, então coloquei a visita à cabana de Hagrid no último quadrado sem pensar. Aquele erro é reproduzido na linha do tempo “oficial” no DVD.

Aquela linha do tempo oficial coloca o nascimento de Harry em 31 de julho de 1980.


Nicolau Flamel

Há poucos personagens da história na série, mas a maioria deles morreu há um tempo e qualquer data associada a eles é mencionada apenas em suas Figurinhas de Bruxos e Bruxas Famosos dos Sapos de Chocolate. Isso não nos dá pistas sobre as datas dos acontecimentos atuais. Porém, um personagem “vivo”, Nicolau Flamel, é mencionado junto com sua idade. Já que Nicolau foi uma pessoa real, e já que a verdadeira data de seu nascimento é conhecida, podemos deduzir a data do livro onde ele é mencionado.

O Flamel real nasceu, de acordo com a maioria das informações, em 1330, e no primeiro livro ele é mencionado como tendo “feito 665 an passado”. Adicione 666 a 1330 e temos 1996. Usando Flamel como um ponto de referência, então, data o primeiro livro como 1995 ou 1996.

Enquanto isso parece bem planejado, esta data não concorda com a data dada no bolo da festa de aniversário de morte. Ambos não podem estar corretos, e neste caso, a referência de Flamel é a menos certa dos dois. Isso admite que o Flamel do universo de Harry Potter é, de todas as formas, idêntico ao da história real. Dado o modo como o resto dos livros é escrito, isso pode ser uma suposição não garantida.

Rowling pegou emprestado de numerosas fontes para seus livros e alterou os fatos em muitos casos para se encaixarem à história. Um exemplo particularmente bom disso é o fato de que Lupin, um lobisomem, não se transformou em um lobo até que a lua aparecesse detrás de uma nuvem. De acordo com as lendas verdadeiras de licantropia, Lupin teria se transformado simplesmente porque era lua cheia, de qualquer forma, ele na verdade apareceu ao luar. Um outro exemplo é o Bicho Papão descrito por Rowling, que possui apenas uma leve semelhança ao Bicho Papão do folclore. É bem possível que ela também tenha mudado o ano de nascimento de Flamel para sua história.


O Playstation de Duda

Em Cálice de Fogo, Harry diz a Sirius que seu primo jogou seu Playstation pela janela. A Sony lançou o primeiro Playstation em dezembro de 1994, e isso foi no Japão. Se nós aceitarmos a linha do tempo derivada do bolo da festa de aniversário de morte, Harry está falando a Sirius sobre o incidente em agosto de 1994, quase meio ano antes. É impossível, então, para Duda ter um Playstation se aceitarmos aquela linha do tempo?

Há dois caminhos para responder a questão. Um modo de ver é que isso não é a nossa realidade, então o Playstation poderia ter sido lançado quando Rowling quisesse que fosse. Você pode dizer que já que Duda obviamente tinha um Playstation em julho, 1994, o Playstation deve ter sido lançado antes de dezembro de 1994 na realidade inventada por Rowling.

Um outro modo de ver é admitindo que a data do lançamento do Playstation foi de fato em dezembro de 1994 no universo Potter, já que é o mesmo que em nosso. Então, ainda é possível que Duda tenha um? A resposta a isso, na verdade, é sim. Aqui está o que Shaun Hately escreveu em Harry Potter for GrownUps (grupo de discussão na internet):

O Playstation foi primeiro disponível para importação ao Reino Unido em torno de dezembro de 1994 – a data exata é difícil de definir. Números limitados de máquinas certamente foram importados com o propósito de desenvolvimento de jogos antes de junho de 1994 – não tenho ideia de quanto antes – e alguns desses foram parar nas mãos de uso privado, se essas pessoas quisessem pagar. Isso veio a partir de olhar através de mensagens antigas de um computador e lista de e-mail de video games que eu estava naquele tempo, que tinha um número significante de membros do Reino Unido. Tive que procurar pelos discos onde eu tinha mensagens arquivadas (e agora tenho um grande desejo de jogar novamente Eye of the Beholder).

Uma outra tecnologia moderna que existe na casa dos Dursleys é a “televisão wide-screen”. Está na cozinha, de todos os lugares. Não sei quando televisões wide-screen se tornaram disponíveis, mas não parece que foi há muitos anos. Talvez esta wide-screen se refira a apenas uma particularmente grande, o que nós nos Estados Unidos chamamos de “big-screen TV”, não uma verdadeira wide-screen.


A data na profecia

Há alguns lugares no livro 5 onde Rowling poderia ter facilmente definido toda esta questão de data de uma vez por todas. Infelizmente ela escolheu não fazer isso. Um dos melhores exemplos é a data que estava em um pequeno cartão na profecia de Harry. Ao invés de apenas colocar a data, Rowling escreveu que era “dezesseis anos atrás”. Por que ela não escreveu “1980”?

Tenho que admitir que gostaria que ela o fizesse. Rowling saiu de seu caminho para dedicar-se a outras questões de fã, como a pronúncia do nome de Hermione (com Krum no Baile de Inverno) e porque Hermione não foi selecionada para a Corvinal. O fato de que ela intencionalmente não respondeu à questão sugere que ela não quer que as histórias sejam muito ligadas obviamente a uma particular faixa de anos. A conexão está lá, certamente, mas ela não quer somente aparecer e dizer. A maioria das pessoas apenas assume que os livros estão acontecendo “agora” e não se importam realmente com o quão específico o “agora” é. Parece provável que ela não queira colocar nada que deixaria as histórias datadas.


A data na profecia

Conforme o primeiro capítulo do livro 5 começa, há uma seca em Surrey que induziu a proibição de mangueiras de jardim. Este livro, de acordo com a linha do tempo agora aprovada que aparece no DVD de Câmara Secreta, começa em 1995. Sem dúvida, o verão de 1995 foi extremamente seco na Inglaterra:

1995 e 1996 foram os dois anos consecutivos mais secos por mais de 200 anos.

Apesar das experiências de 1975, as autoridades da água ainda eram despreparadas para o verão quente e seco de 1995. Em agosto muitos rios estavam fluindo menos da metade de suas médias nesta época do ano. Níveis baixos significavam que menos água poderia ser extraída pelas companhias, e, portanto, havia menos água para dissolver poluentes.

1996 foi mais úmido do que o ano anterior, mas as eclosões irregulares de chuva ainda eram insuficientes para encher reservatórios e reabastecer aquíferos. (Fonte: landau-forte.org.uk – link indisponível)


Dias e datas

Diversas datas são dadas junto com o dia da semana no qual elas caem. Nenhuma dessas faz sentido. Algumas delas são impossíveis, na verdade. Por exemplo, Harry foi levado aos Dursleys aproximadamente à meia-noite no final de terça. Sabemos que essa terça foi 1º de novembro, já que os pais de Harry foram mortos na noite anterior, que foi 31 de outubro, então 1º de novembro foi em uma terça. Dez anos depois, o dia antes do aniversário de Harry foi uma segunda, de acordo com Pedra Filosofal, o que significa que seu aniversário, 31 de julho, foi em uma terça. Agora não há como as duas datas caírem em uma terça em nosso calendário. Não é matematicamente possível.

Este mesmo problema volta de uma maneira ainda mais óbvia nas primeiras edições de Cálice de Fogo, quando 1º e 2 de setembro caíam na segunda! (Porém, isso foi corrigido oficialmente nas edições posteriores, e não pode ser usada mais como argumento). Como se não fosse suficiente, 2 de setembro do próximo ano, em Ordem da Fênix, também é segunda! Não há outros exemplos.

Como podemos saber isso? Não como se tivermos esperanças de algum modo encaixar todos os dias e datas dadas a qualquer de nosso calendário. Eles simplesmente não se encaixarão. Rowling parece estar dando um sinal de que o mundo bruxo, o mundo de suas histórias, não é real. Ela está deixando muito claro que as histórias não acontecem em nossa realidade, em nosso tempo, em nosso espaço. As datas exatas apenas não são importantes.


Então por que entramos em todo esse problema de tentar descobrir em que ano as coisas acontecem?

Esta é uma pergunta muito importante. De alguns pontos levantados nesta página, quase pareceria como se Rowling não quisesse que os anos fossem descobertos. Acho que este não é o caso. O universo inventado de Rowling é simplesmente cheio de datas, desde os anos em que Dilys Derwent fora diretora de Hogwarts até o ano em que Dumbledore derrotou Grindelwald. Se aceitarmos as Figurinhas de Bruxos e Bruxas famosos como cânon, uma grande extensão da história pode ser detalhada, começando da fundação de Hogwarts um milênio atrás. São apenas os acontecimentos dos livros que não estão datados, mas com muitas pistas. Rowling inextricavelmente ligou suas histórias a acontecimentos históricos, acontecimentos com datas reais e determinadas.

Então enquanto ela não quer vir direto e dizer as datas dos livros para manter a “confortabilidade” do “agora”, ela nos oferece pistas suficientes para que, se quisermos, pudermos descobrir quando as histórias estão acontecendo. Isso é o que fizemos.



Escrito por: Steve Vander Ark
Traduzido por: Fernanda Midori em 28/02/2009.
Artigo original no HP-Lexicon aqui.


<--- voltar








ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.