Minerva McGonagall

(aprox. 1925-presente)

Grifin√≥ria 1937-1944, Transfigura√ß√£o e Chefe da Grifin√≥ria 1956-1996, Vice-Diretora ?-1996, Diretora 1996-1997, Transfigura√ß√£o 1997-1998, Diretora 1998-presente

Link:http://galeria.potterish.com/thumbnails.php?album=1813

Professora de Transfiguração em Hogwarts, é chefe da Grifinória até 1996, quando Dumbledore é assassinado. Como vice-diretora da escola, a partir de então assume a diretoria de Hogwarts. Com a queda do Ministério da Magia, ela é deposta e assume novamente o cargo de professora. Porém no ano de 1998, quando instaurado o governo ministerial de Kingsley Shacklebolt, Minerva é nomeada interinamente como diretora da escola.

Como professora, Minerva exige muita disciplina e, assim como Snape, mantém a sala em silêncio sem muito esforço. Algumas vezes ela entra na sala em sua forma animaga, surpreendendo aos alunos. McGonagall considera outras formas de magia bem menos elegantes e muito mais simplórias do que a arte da Transfiguração. Ela também é uma das professoras que mais passa deveres de casa.

McGonagall e Hermione tem muitas coisas em comum: uma grande rigidez com relação às regras, esperteza e inteligência. McGonagall arranjou para Hermione um vira-tempo no terceiro ano escolar da menina para que ela pudesse ter aulas a mais.

Como vice-diretora, era sua responsabilidade enviar as cartas de Hogwarts aos estudantes para o in√≠cio do ano letivo, assim como conduzir os novos alunos para a cerim√īnia do Chap√©u Seletor.

McGonagall é muito severa, austera e justa, o suficiente para tirar pontos de sua própria casa quando julga necessário. Mas ela tem um bom coração e surpreendeu a todos quando nomeou Harry como o mais jovem apanhador do século pela Grifinória e o presenteou com uma vassoura. Além disso, quando Harry e Rony quiseram ir à ala hospitalar visitar Hermione, que estava petrificada, ela lhes deu permissão com os olhos marejados. Também chorou ao saber que Lílian e Tiago Potter haviam sido assassinados.

Em 1995, Dolores Umbridge foi tratada com pouco respeito quando tentou impor sua autoridade sobre a classe de McGonagall. No mesmo ano, McGonagall sofreu um ataque para tentar salvar Hagrid de ser enviado para Azkaban pelos oficiais do Ministério da Magia enviados por Umbridge.

Foram quatro feitiços estuporantes no peito e ela foi transferida para o Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos. No final do livro, a professora volta do hospital carregando uma maleta de tecido escocês tartan e uma bengala. Quando Umbridge tentou abandonar a escola as escondidas, Pirraça pegou emprestada a bengala de McGonagall, com seu consentimento, para caçar a ex-Inquisidora, juntamente com um punhado de giz. Participou ativamente na organização e luta de Hogwarts em maio de 1998.



Pessoal

Link:http://galeria.potterish.com/thumbnails.php?album=1822

Nome (completo): Minerva McGonagall
Significado do nome: na mitologia grega, Minerva é a deusa da sabedoria e das artes e sempre prefere utilizar a razão, a calma e a sabedoria no lugar da força. Minerva também significa intelecto ou pensamento. O sobrenome McGonagall é o mesmo de um poeta escocês muito ruim, mas Rowling afirmou em entrevistas que simplesmente adora esse nome.
Nascimento: 4 de outubro, aproximadamente 1925.
Cor dos olhos: castanhos-escuros
Cor do cabelo: preto
Descrição: uma mulher de aspecto severo, que usa óculos de lentes quadradas exatamente do formato das marcas em volta dos olhos que aparecem quando ela se transforma em um gato. Os cabelos estão sempre presos num coque apertado.
Marcas caracetrísticas: óculos, coque nos cabelos, animago (gato)
Roupas e acessórios: capa esmeralda, roupas sóbrias
Curiosidades: em 1994, durante o Baile de Inverno (onde dançou com Ludo Bagman), ela trajava vestes a rigor de tartan (padrão escocês) vermelho e a aba do seu chapéu era decorada com uma guirlanda de cardos (a flor nacional da Escócia). Esse é um dos vários pontos que evidenciam que Minerva seja de origem escocesa. Inclusive, suas roupas de dormir, assim como as toucas, são de xadrez tartan.


Família, Amigos e Inimigos

Sangue: puro
Família: não é citada nos livros
Melhores amigos: professores de Hogwarts e membros da Ordem da Fênix. Absolutamente leal a Alvo Dumbledore.
Inimigos: Comensais da Morte, Voldemort.


Objetos, Poderes e etc.

Objetos: foi a professora respons√°vel por fornecer o Vira-Tempo para que Hermione pudesse ter aulas extras durante o terceiro ano em Hogwarts.
Poderes especiais: é animaga, podendo se tranfigurar num gato cinzento com listras amarelas e manchas escuras em volta dos olhos.


Histórico Escolar em Hogwarts

Casa: Grifinória
Matrícula: 1937
Formatura: 1944


Carreira

Emprego antigo: professora de Transfiguração e Diretora da Grifinória
Emprego atual: Diretora de Hogwarts
Associa√ß√Ķes e afilia√ß√Ķes: Ordem da F√™nix


Mais informa√ß√Ķes

Nos filmes

Nos filmes, a personagem Minerva McGonagall é interpretada pela atriz Maggie Smith.
A cena em que McGonagall ensina os alunos da Grifinória a dançar para o Baile de Inverno não faz parte dos livros e foi criada especialmente para o filme CdF.


Colunas

Analisando McGonagall (Coluna) - por Jo√£o Victor.


Em inglês: Minerva McGonagall


Livros: PF, CS, PdA, CdF, OdF, EdP, RdM






ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Cita√ß√Ķes

Para corre√ß√Ķes, sugest√Ķes, cr√≠ticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.