Ações

Fawkes

De Dicionário Madame Pince

Fawkes

Classificação M.M.: XXXX

Fênix de estimação de Alvo Dumbledore, é um grande pássaro de penas vermelhas no corpo e penas douradas em cauda. Usada por seu dono para transmitir mensagem, Fawkes deixa para trás uma das suas penas douradas como aviso. Com grandes poderes mágicos contido na pena, Dumbledore não costuma deixar nenhuma para trás, mas deu duas das penas traseiras de Fawkes para o Sr. Olivaras, que acabou usando-as para a criação das varinhas de dois poderosos bruxos do mundo mágico: Harry Potter e Lord Voldemort.

Fawkes foi responsável por salvar a vida de Harry no fim do segundo ano, além de ajudar ele, Rony, Gina e Gilderoy Lockhart a saírem da Câmara Secreta.

Sobre as fênix o poeta latino Ovídio escreveu:

"Quantas criaturas sobre a terra/Tiveram sua primeira existência sob outra forma?/No entanto, existe uma que é como sempre foi,/Renascida sempre, como se não tivesse idade, no decorrer dos anos./É o pássaro assírio ao qual chamam fênix./Ele não come as sementes comuns, nem folhas,/Mas bebe do suco das ervas mais raras, com sua ardência adocicada/Quando completa 500 anos de existência,/Carrega seu ninho para o alto de uma palmeira ondulante/E, com delicadeza e capricho, suas garras preparam o leito/Com cascas de árvore e especiarias, mirra e canela,/E morre enquanto a fumaça do incenso carrega sua alma para o alto./Então, do seu peito – assim conta a lenda –,/Uma pequena fênix se ergue/Para viver, assim dizem, outros 500 anos."

No Livro dos Mortos egípcio, um texto sagrado escrito mais ou menos em 2000 a.C., a fênix proclama “Sou a guardiã do livro das coisas que são e das coisas que virão a ser.”.

Em inglês: Phoenix


Livros: CS (p. 178, 265), EdP (p. 292)







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.