VIRA-TEMPO

Era Potter: Momentos Marcantes da Vida d'O Eleito

Anos 80

Ele a encontra no Cabeça de Javali para falar sobre o cargo, embora ele não seja inclinado a continuar tendo Adivinhação na grade. Trelawney então faz uma profecia sobre um bebê que nascerá no fim de julho, um bebê que será capaz de derrotar o Lorde das Trevas – e a profecia é entreouvida por Severo Snape. Embora Dumbledore afirme que Snape ouvira apenas a primeira metade da profecia, Trelawney mais tarde diz que ele estava lá no final.

Essa entrevista tem que ter acontecido depois de julho de 1979 para que se aplique ao aniversário de Harry em 1980, e Dumbledore descreve a noite como fria e úmida. Então provavelmente pode ser inverno ou início da primavera de 1979-1980.

Também sabemos que Trelawney, no início de setembro de 1995, afirma estar no cargo por “quase dezesseis anos”, o que implicaria que ela fora contratada no meio do ano letivo. E ainda, Dumbledore diz em junho de 1996 que a entrevista foi “dezesseis anos atrás”. Então ao menos que Dumbledore esteja errado, a entrevista deve ter sido nos primeiros meses de 1980 – dezesseis anos antes da afirmação de Dumbledore, um levemente exagerado “quase dezesseis anos” antes da afirmação de Trelawney, e durante a época do ano mais provável da noite ser fria e úmida.


31 de julho de 1980

Sirius se torna o padrinho.


cerca de 24 de outubro de 1981

Dumbledore se ofereceu para ser fiel do segredo, mas Tiago e Lílian recusaram, planejando que fosse Sirius – mas mudaram para Pettigrew no último minuto.

Fudge diz que o Feitiço Fidelius foi usado “apenas uma semana” antes de Voldemort ir atrás dos Potters.


31 de outubro de 1981
  • Derrota de Voldemort; Tiago e Lílian Potter são mortos

Voldemort tenta matar Harry Potter depois de assassinar seus pais, mas o feitiço ricocheteia nele.

Voldemort, quase morto e sem forma física, refugia-se nas florestas da Albânia, onde possui os corpos de vários animais para sobreviver pela próxima década, esperando.

Hagrid, sob as ordens de Dumbledore, vai à Godric's Hollow para resgatar o Harry bebê das ruínas da casa.


junho de 1985

Ela bate em Harry na canela para que ele não batesse em Duda.


junho de 1988

Ela leva um robô computadorizado a Duda e uma caixa de biscoito para cachorro a Harry.


junho de 1990

Ela leva Estripador, seu buldogue favorito. Harry acidentalmente pisa no rabo dele e acaba tendo que subir em uma árvore. Guida finalmente chama Estripador, depois da meia-noite. Quando Guida os visitou durante o verão em Prisioneiro, Harry se lembra dos incidentes passados:

"Na última visita, um ano antes do garoto [Harry] entrar para Hogwarts, ele pisara sem querer no rabo do cachorro favorito da tia. Estripador perseguira Harry até o jardim e o acuara em cima de uma árvore, mas tia Guida se recusara a recolher o cachorro até depois da meia-noite. A lembrança desse incidente ainda produzia lágrimas de riso nos olhos de Duda.”

Harry também relembra este acontecimento nas aulas de Oclumência.

"...tinha nove anos, e Estripador, o buldogue, acuava-o em uma árvore, e os Dursley riam muito embaixo, no jardim...”

Ele tinha nove anos porque ainda faltava um mês para seu aniversário de dez anos.


23 de junho de 1991
  • 11º aniversário de Duda

Harry acompanha Duda, Pedro Polkiss, tia Petúnia e tio Válter no zoológico, quando ele exercita pela primeira vez seu dom de Ofidioglossia para falar com uma jibóia.

Este é um sábado, de acordo com o livro. É, aproximadamente, um mês antes do aniversário de Harry. Aquela manhã, Duda ganha uma filmadora de aniversário:

“Naquele instante o telefone tocou e tia Petúnia foi atendê-lo, enquanto Harry e tio Válter assistiam Duda desembrulhar a bicicleta de corrida, a câmera de filmar...”

Depois do incidente no aniversário de Duda, Harry é confinado no armário por algumas semanas. No final dessas semanas, a câmera de filmar estava quebrada:

“Na altura em que lhe permitiram sair do armário, as férias de verão já haviam começado e Duda já quebrara a nova filmadora...”

Então, uma semana antes do aniversário de Harry, em 24 de julho, Harry recebe uma carta endereçada a ele em seu armário sob as escadas. Tio Válter o muda para o segundo quarto de Duda, onde Harry vê a filmadora e descobrimos que o aniversário de Duda foi há um mês:

“Quase tudo ali estava quebrado. A filmadora com apenas um mês de uso estava jogada em cima de um pequeno tanque...”

Sabemos, do livro, que 24 de julho foi uma terça. O sábado, aproximadamente, um mês antes de terça, 24 de junho, seria sábado, 23 de junho. Então sabemos que o aniversário de Duda é em 23 de junho. Como a maioria das datas nos livros, isso não corresponde às datas em particular de nenhum calendário da “vida real”.


24 de julho de 1991

As datas são determinadas ao contar de volta a data já estabelecida do dia 31 do aniversário de Harry. Os dias nos quais essa data cai são ditos:

“Segunda-feira. Isto lembrou a Harry uma coisa. Se era segunda-feira – e em geral podia-se confiar que Duda soubesse os dias da semana, por causa da televisão – então o dia seguinte, terça-feira, era o décimo primeiro aniversário de Harry.”

No verdadeiro 1991, entretanto, 31 e julho cai em uma quarta.


31 de julho de 1991
  • Logo depois de meia-noite, Hagrid chega à casa em ruínas

Ele traz a Harry um bolo de aniversário e o convida para Hogwarts.


31 de julho de 1991

Enquanto estavam lá:


1º de setembro de 1991

Eles pegam o Expresso de Hogwarts às 11 horas na estação King's Cross, então viajam até a noite à Hogwarts. Harry conhece Rony e Hermione no trem; ele e Rony tornam-se amigos imediatamente. Quando em Hogwarts, Harry, Rony, Hermione e Neville são selecionados para a Grifinória, e Draco para a Sonserina.


12 de setembro de 1991
  • Grifinórios e sonserinos têm sua primeira aula de vôo

McGonagall faz de Harry, mais tarde, o apanhador do time de quadribol da Grifinória.

Isto acontece na segunda quinta do período escolar:
“... até verem um aviso pregado no salão comunal de Grifinória que fez todos gemerem. As aulas de vôo começariam na quinta-feira...”

A data pode ser determinada devido ao fato de que aquela era a quinta-feira da segunda semana de escola, deve ser logicamente dia 12, já que as aulas começaram dia 2. Como sabemos que esta é a quinta-feira da segunda semana? Porque quando Harry está seguindo McGonagall da aula de vôo, ele está com medo de ser expulso. Ele pensa com ele mesmo: “Agora se enrascara. Não tinha durado nem duas semanas.”

Porém, quando Fred e Jorge ouvem sobre isso, eles dizem:

“Sabe de uma coisa, tenho certeza de que vamos ganhar a Taça de Quadribol deste ano... Não ganhamos desde que Carlinhos terminou a escola, mas o time deste ano vai ser brilhante.”

De acordo com a declaração de Rowling de que Carlinhos é três anos mais velho que Percy, Carlinhos apenas saiu há dois meses. Não houve tempo para eles perderem “desde que Carlinhos terminou a escola”. Eles não jogaram desde que Carlinhos terminou a escola. Novamente, este é um erro no texto.


31 de outubro de 1991

A festa é interrompida por um trasgo montanhês que quase matou Hermione Granger; ela é salva por Harry e Rony, e depois disso se tornam amigos.

Enquanto isso, Quirrell, que deixou o trasgo entrar, vai atrás da Pedra Filosofal – mas é parado por Snape. Já vimos que não podemos confiar no calendário “verdadeiro” para nos dar o dia da semana quando sabemos a data, mas apenas por curiosidade, Halloween em 1991 foi em uma quinta-feira. O primeiro ano da Grifinória tinha Feitiços naquela manhã e aprenderam o Feitiço da Levitação (Vingardium Leviosa).


novembro de 1991
  • A primeira partida de quadribol de Harry

Quirrell tenta fazer Harry cair de sua vassoura durante a partida, mas Snape o impede – sem mencionar algumas acrobacias bem legais de Harry. A partida acaba logo, quando Harry apanha o pomo com sua boca para uma vitória da Grifinória.


25 de dezembro de 1991

Quirrell tenta fazer Harry cair de sua vassoura durante a partida, mas Snape o impede – sem mencionar algumas acrobacias bem legais de Harry. A partida acaba logo, quando Harry apanha o pomo com sua boca para uma vitória da Grifinória.


25 de dezembro de 1991

Na linha do tempo oficial, é 1991. O Natal em 1991 foi em uma quarta-feira.


26 de maio de 1992
  • Harry, Hermione, Neville e Malfoy cumprem detenção na Floresta Proibida

Com a supervisão de Hagrid, eles vão atrás de um unicórnio morto. Harry encontra Voldemort pela primeira vez, e é salvo por Firenze.

Não temos indicações sobre essa data, exceto de ter acontecido pouco tempo antes dos exames finais.


início de junho de 1992
  • Harry, Hermione e Rony seguem Quirrell até a Pedra Filosofal

Eles passam pelas várias proteções, e derrotam a tentativa Quirrell/Voldemort de roubar a pedra.

As datas deste acontecimento são dependentes das datas dos exames do primeiro ano de Harry. São dadas a nós as datas dos exames no livro dois e três – a primeira semana de junho – mas esta não parece ser uma regra. O calendário deste livro dá a data como sendo 4 de junho, baseado nas datas dos exames em outros livros, mas na linha do tempo vamos deixar um pouco mais seguro e apenas colocar “início de junho”.


junho de 1992
  • Festa do término do período escolar

Grifinória ganha a Taça das Casas, mas não a Taça de Quadribol, que é da Sonserina.


31 de julho de 1992
  • 12º aniversário de Harry

Dobby, o elfo doméstico, visita Harry na Rua dos Alfeneiros. Enquanto isso, os Dursleys estão oferecendo um jantar aos Masons, que é interrompido quando Dobby joga um pudim na cabeça da sra. Mason. Harry recebe uma carta de aviso do Ministério da Magia, lembrando-o que ele não tem permissão para usar magia fora da escola.


31 de julho de 1992
  • Fred, Jorge e Rony salvam Harry dos Dursleys no Ford Anglia do pai deles

É provável que tenha ocorrido na noite de 3 de agosto, três dias depois do aniversário de Harry. Ele chega à Toca, então, na manhã de 4 de agosto.


1º de setembro de 1992
  • Harry e Rony perdem o Expresso de Hogwarts e voam até Hogwarts com o carro enfeitiçado do sr. Weasley

Eles são vistos por vários trouxas ao longo do caminho, e aterrissam, na escola, no Salgueiro Lutador – pondo-os numa enrascada.


cerca de 8 de setembro de 1992

Desta vez a câmara é aberta por Gina Weasley, sob a influência de Tom Riddle, pelo seu diário. Harry ouve pela primeira vez o basilisco durante sua detenção com Lockhart.

Isso ocorre uma semana a partir do início do ano letivo, então, não demorou muito para Riddle forçar Gina a abrir a câmara.


31 de outubro de 1992

Desta vez a câmara é aberta por Gina Weasley, sob a influência de Tom Riddle, pelo seu diário. Harry ouve pela primeira vez o basilisco durante sua detenção com Lockhart.

Isso ocorre uma semana a partir do início do ano letivo, então, não demorou muito para Riddle forçar Gina a abrir a câmara.


31 de outubro de 1992

Harry é descoberto na cena do crime, e os alunos começam a suspeitar que ele é o herdeiro de Salazar Slytherin. Harry e seus amigos, enquanto isso, começam a suspeitar de Draco Malfoy.

Se formos de acordo com o calendário desse ano, Halloween é em um sábado.


17 de dezembro de 1992

Harry inconscientemente usa ofidioglossia para falar com uma cobra na frente de toda a escola; os lufanos, em especial, ficam completamente convencidos de que ele é o herdeiro de Salazar Slytherin.


18 de dezembro de 1992

Harry é levado à sala de Dumbledore por McGonagall, mas quando Dumbledore pergunta se ele tem algo a lhe dizer, Harry diz que não.


25 de dezembro de 1992
  • Harry e Rony usam a Poção Polissuco para se tornarem Crabbe e Goyle

Eles vão à sala comunal da Sonserina e descobrem que Malfoy não é o herdeiro de Salazar Slytherin.


14 de fevereiro de 1993
  • Dia dos Namorados

Lockhart assume a responsabilidade de levantar uma comemoração; Harry recebe um cartão musical anônimo.

Naquela noite, Harry aprende como funciona o diário de Riddle e viaja em sua memória, que convence Harry que Hagrid abriu a Câmara Secreta.


8 de maio de 1993

A Taça de Quadribol de Hogwarts é cancelada.


24 de maio de 1993

29 de maio de 1993

Eles descobrem que Gina Weasley foi levada para a câmara e vão oferecer seus conhecimentos ao professor Lockhart. Quando descobrem que ele está tentando escapar, forçam-no a ir junto – e vão através do banheiro da Murta Que Geme até a Câmara Secreta.


29 de maio de 1993
  • A forma-espírita de Voldemort é derrotada por Harry Potter na Câmara Secreta

Harry mata o basilisco e usa sua presa para destruir o diário, por conseguinte destruindo Riddle e salvando a vida de Gina. A memória de Gilderoy Lockhart é destruída quando ele tenta usar o feitiço da memória em Rony e Harry e sair da câmara.

Mais tarde naquela noite, as pessoas petrificadas são curadas usando a Poção Restauradora de Mandrágoras.


cerca de 30 de julho de 1993
  • Sirius Black foge de Azkaban

Ele consegue fugir transformado em sua forma canina, e nadando de volta ao continente.

Muito provavelmente, a fuga aconteceu dentro de um ou dois dias do aniversário de Harry, já que aparece nas notícias da manhã do dia 31. Sirius viu a foto dos Weasleys na semana anterior, em uma cópia do Profeta Diário que Fudge havia acabado de ler. Esta foto apareceu uma semana antes do aniversário de Harry, que seria no dia 24.

Fudge não estaria carregando um papel por mais de um dia, então Black, provavelmente viu a foto, no mesmo dia. Dando um tempo razoável para que tudo aconteça, isso se desenvolve, logicamente pensando, que ele estava preocupado, freneticamente, sobre o que fazer para proteger Harry, por vários dias, e gemia “Ele está em Hogwarts” enquanto dormia, agonizando sobre a situação, e, então, finalmente, fugindo no dia 29 ou 30.


31 de julho de 1993

“Tia Guida vinha fazer uma visita de uma semana – era o pior presente de aniversário que os Dursleys já tinham lhe dado, incluindo nessa conta o par de meias velhas do tio.”


7 de agosto de 1993
  • No último dia da visita de tia Guida, Harry a infla e foge

O Nôitibus Andante dá carona pelo Largo das Magnólias, deixando-o no Caldeirão Furado.


depois de 7 de agosto de 1993

Ele faz suas tarefas ao ar livre, come sorvetes de graça, pega seus livros e repetidamente pára no Artigos de Qualidade para Quadribol para admirar a Firebolt.


1º de setembro de 1993
  • Harry e seus amigos começam o terceiro ano em Hogwarts, que está agora rodeada por dementadores

Os dementadores vasculham o Expresso de Hogwarts enquanto os alunos estão em seu caminho à escola, fazendo com que Harry sofra um desmaio.


31 de outubro de 1993

Todos pensam que ele está atrás de Harry; Dumbledore manda todos os alunos dormirem no Salão Principal. Snape pensa que Lupin está ajudando Sirius a entrar no castelo.


novembro de 1993
  • Harry perde pela primeira vez uma partida de quadribol

O time de quadribol da Grifinória perde para a Lufa-Lufa quando dementadores fazem Harry cair da vassoura, e Cedrico Diggory apanha o pomo. A Nimbus 2000 de Harry bate no Salgueiro Lutador e é despedaçada em partículas.


cerca de 18 de dezembro de 1993

Fred e Jorge dão a Harry o Mapa do Maroto, que o permite ir a Hogsmeade escondido. Quando estava lá, ele entreouve uma conversa entre os funcionários de Hogwarts – e descobre que Sirius Black, seu padrinho, traiu seus pais a Voldemort.


fevereiro de 1994

Os gritos de Rony o expulsa, e Rony se torna uma celebridade momentânea. Neville, entretanto, está completamente na pior, quando McGonagall descobre que ele deixou as senhas da Torre da Grifinória jogadas por aí.


6 de junho de 1994
  • Pedro Pettigrew, disfarçado como Perebas, o rato, é encurralado e desmascarado

Na Casa dos Gritos, Sirius Black e Remo Lupin explicam a história de Pettigrew – e a história dos Marotos.

Fora da Casa, entretanto, é lua cheia – e Lupin se transforma em lobisomem. Com a confusão, Pettigrew escapa e passa os próximos meses procurando por Voldemort na Albânia.


6 de junho de 1994
  • Sirius Black escapa de Hogwarts nas costas do hipogrifo Bicuço

Bicuço foi planejado para ser executado ao entardecer; Sirius Black é capturado e espera receber o beijo do dementador. Com a orientação de Dumbledore, Harry e Hermione usam o Vira-Tempo para viajar três horas atrás e libertar Bicuço. Harry, então, conjura o Feitiço do Patrono para salvar a ele mesmo e Sirius dos dementadores. Harry e Hermione voam em Bicuço para resgatar Sirius.


20 de agosto de 1994
  • Harry Potter acorda com sua cicatriz doendo após ver a morte de Franco Bryce em um sonho

22 de agosto 1994

Harry, Hermione e os Weasleys estão em serviço.

Naquela noite, Comensais da Morte atacaram repentinamente o acampamento e são expulsos quando Bartô Crouch Jr. conjura a Marca Negra.


1º de setembro de 1994

Nós sabemos que eles viajam para Hogwarts em uma segunda, porque a noite anterior foi identificada como domingo.

“- Tem sido um absoluto tumulto - contou Percy a todos, cheio de importância, no domingo à noite, véspera dos garotos voltarem a Hogwarts.”

É evidente na história que o resto dos acontecimentos descritos daquela noite ocorreram na noite antes deles partirem.


31 de outubro de 1994

Os campeões são: Vítor Krum, Fleur Delacour, Cedrico Diggory, e – para a surpresa de todos – Harry Potter.


21 de novembro de 1994
  • Final de semana em Hogsmeade para alunos de Hogwarts

Tarde daquela noite (na verdade muito cedo da próxima manhã), Hagrid mostra a Harry os dragões da primeira tarefa, e Sirius usa a Rede de Flu para contar a Harry sobre Karkaroff.


24 de novembro de 1994
  • A primeira tarefa do Torneio Tribruxo

Os campeões vão em turnos para tentar roubar o ovo dourado das garras de um dragão. Harry dá um jeito de derrotar um Rabo-Córneo Húngaro e pega o ovo dourado.


tarde de 25 de dezembro de 1994

Harry e Rony não se divertem muito – Harry passa a noite com ciúmes de Cedrico, que levou Cho Chang, e Rony com ciúmes de Vítor Krum, que convidou Hermione. Enquanto isso, Neville é acompanhado por Gina.


24 de fevereiro de 1995

Harry nada para resgatar Rony das profundezas do lago, onde ele é preso pelos sereianos. Hermione é resgatada por Vítor Krum.


24 de junho de 1995

Harry corre pelo labirinto, e termina em um empate pelo primeiro lugar com Cedrico. Quando tocam a taça, são transportados para Little Hangleton.


24 de junho de 1995
  • Voldemort seqüestra Harry Potter e Cedrico Diggory

Cedrico é morto por Rabicho, que usava a varinha de Voldemort. Voldemort é devolvido ao seu corpo com uma antiga cerimônia. Os Comensais da Morte são chamados de volta e eles se reúnem. Voldemort e Harry duelam, e Harry consegue fugir com o corpo de Cedrico.

De volta a Hogwarts, é revelado que Bartô Crouch Jr., que fingiu ser Moody o ano inteiro, encaminhou Harry a Voldemort.


24 de junho de 1995

Fudge se recusa a acreditar nessa situação, enquanto Dumbledore começa a reunir aqueles em que confia para lutar contra Voldemort.


31 de julho de 1995
  • 15º Aniversário de Harry Potter

Ele ganha chocolates da Dedosdemel de Rony e Hermione, mas joga fora, ainda fechado, de frustração com a situação.


2 de agosto de 1995

Os dementadores, descobrimos mais tarde, haviam sido mandado por Dolores Umbridge.


2 de agosto de 1995

A Sra. Figg revela sua identidade a Harry; Mundungo Fletcher chega e a notícia é enviada a Dumbledore. A Seção de Controle do Uso Indevido da Magia tenta expulsá-lo de Hogwarts, mas Dumbledore chega ao Ministério e os força a reconsiderar.


6 de agosto de 1995

Os Dursleys partem para o que pensam ser o Concurso do Gramado Mais Bem Cuidado da Grã-Bretanha, recebendo a notícia, por Tonks, de que eram finalistas.

A Guarda Avançada – “Olho-Tonto” Moody, Remo Lupin, Ninfadora Tonks, Kingsley Shacklebolt, Elifas Doge, Dédalo Diggle, Emelina Vance, Estúrgio Podmore e Héstia Jones – chega à Rua dos Alfeiros, número 4, para escoltar Harry até Grimmauld Place, número 12. Lá, Harry soube da Ordem da Fênix, e as ações em andamento de Voldemort.

Mais tarde naquela noite, Harry sonha que estava estudando armas nas aulas de Trato das Criaturas Mágicas.


12 de agosto de 1995
  • Audiência disciplinar de Harry no Décimo Tribunal

Ele vê o corredor do Departamento de Mistérios pela primeira vez.

  • 05:30 Harry acorda
  • 06:00 Dumbledore, “por um feliz engano”, chega ao Ministério, três horas antes do horário marcado (0900)
  • 08:00 A audiência disciplinar de Harry começa no Décimo Tribunal, sendo que o horário e local foram mudados e nenhuma notificação recebida
  • Harry esvazia sua bolsa de dinheiro na Fonte dos Irmãos Mágicos depois de sua absolvição

1º de setembro de 1995
  • Um dia cheio, já que é hora de voltar a Hogwarts, e Harry ao seu quinto ano

6 de setembro de 1995
  • No primeiro fim de semana em Hogsmeade, Harry e Hermione fundam a A.D

Hermione convida alunos interessados para irem ao Cabeça de Javali, e 28 pessoas comparecem.


9 de outubro de 1995

Graças à dica de Dobby, eles encontram um lugar para os encontros – a Sala Precisa – e passam a primeira aula treinando o Expelliarmus.


começo de novembro de 1995
  • A primeira partida de quadribol da temporada: Grifinória vs. Sonserina

Os sonserinos inventam uma canção, “Weasley é o nosso rei”, para aborrecer Rony, que prontamente cai durante a partida. Grifinória ainda ganha quando Harry captura o pomo antes de Malfoy.

Logo depois da partida, Harry vai atrás de Draco por insultá-lo, e ele, junto com Fred e Jorge Weasley, é banido de jogar novamente por Umbridge.


18 de dezembro de 1995

Harry vê o ataque em um sonho, e ele, junto com Rony, Fred, Jorge e Gina, é transportado de volta a Grimmauld Place. Depois de uma longa e inquieta noite, eles foram ao St. Mungus para visitar Arthur pela manhã.


14 de fevereiro de 1996
  • Dia dos Namorados

Primeiro encontro de Harry com Cho Chang (um completo fiasco), seguido pela sua entrevista a Rita Skeeter para O Pasquim.


abril de 1996
  • A AD é pega

Marieta Edgecombe entrega a AD a Umbridge. Ao invés de permitir que Harry fosse expulso, Dumbledore assumiu a culpa, assim seria afastado de Hogwarts. Como não queria ir de boa vontade, fugiu.

"Quando ela (a porta) se fechou, Harry ouviu a voz de Fineus Nigellus:
- Sabe, Ministro, discordo de Dumbledore em muita coisa... mas não se pode negar que ele tem classe..."


junho de 1996
  • Harry faz seus testes de N.O.M.s, mas no meio de um deles é interrompido por uma visão de Sirius sendo torturado

Depois de perder tempo tentando entrar em contato com Grimmauld Place e depois de ser pego por Umbridge, Harry voou até o Ministério da Magia para encontrar Sirius. Rony, Hermione, Gina, Neville e Luna o acompanharam. Snape, enquanto isso, enviou uma mensagem à Ordem da Fênix informando o que estava acontecendo.


junho de 1996

Uma batalha acontece entre os membros da AD, um grupo de Comensais da Morte e membros da Ordem da Fênix. Sirius Black é morto e muitos outros se machucam. Quando Voldemort chega e trava uma batalha com Dumbledore no Átrio, Fudge é forçado a admitir que Voldemort havia mesmo retornado, e assim tirou Umbridge da direção de Hogwarts. Dumbledore retornou à escola e revelou a Harry o conteúdo da primeira profecia de Trelawney.


início de julho de 1996

São duas semanas de muito trabalho:


início de julho de 1996
  • Dumbledore vai à Rua dos Alfeneiros e leva Harry à Toca

No caminho, eles passam em Budleigh Babberton e convencem Horácio Slughorn a retornar a Hogwarts e lecionar Poções.


31 de julho de 1996
  • 16º Aniversário de Harry

Harry celebra n’A Toca, mas a comemoração foi arruinada pelas notícias de ataques de dementadores e desaparecimentos que Arthur, Gui e Lupin trouxeram para casa.


cerca de 2 de setembro de 1996

Snape tenta azarar Harry na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas ele se sobressai em Poções e ganha uma garrafa de Felix Felicis.

A data do primeiro dia de aula não é dada nesse livro, mas sabemos dos livros anteriores que o Expresso de Hogwarts busca os alunos todo ano no começo do semestre em 1º de setembro, então essa é provavelmente uma suposição correta.


cerca de 7 de setembro de 1996
  • Harry tem sua primeira aula particular com Dumbledore

Eles vêem a memória de Beto Ogden da casa dos Gaunt e discutem as circunstâncias sobre o nascimento de Voldemort. Novamente a data exata é incerta, mas sabemos que essa aula é no sábado logo após o primeiro dia de aula, então é provavelmente dia 7 de setembro.


outubro de 1996
  • A segunda aula de Harry com Dumbledore

Juntos eles vêem a memória de Dumbledore quando visitou o jovem Tom Riddle no orfanato.

Sabemos, em Enigma do Príncipe, que essa aula acontece aproximadamente na metade de outubro.


25 de dezembro de 1996

Ele aparece sob pretexto de que Percy queria ver sua família. Porém, logo se torna evidente que na verdade Scrimgeour queria falar com Harry para que ele apoiasse o Ministério. Harry se recusa a ajudá-lo.


6 de janeiro de 1997
  • A terceira aula de Harry com Dumbledore

Harry e Dumbledore, juntos, vêem a memória na qual Tom Riddle retorna à casa dos Gaunt e a memória vaga de Riddle perguntando ao professor Slughorn sobre as Horcruxes.

Isso aconteceu no primeiro dia depois do feriado de Natal, e “alguns dias depois do Ano Novo”. No calendário de EdP, esse dia é 6 de janeiro, segunda-feira.


1º de março de 1997
  • 17º Aniversário de Rony

Logo depois de acordar, Rony acidentalmente come os caldeirões de chocolate recheados de Poção do Amor de Romilda Vane – depois de Slughorn dar-lhe um antídoto, ele, sem querer, envenena Rony. Felizmente, Harry reage rápido e dá a ele um bezoar, salvando sua vida.


10 de março de 1997
  • A quarta aula de Harry com Dumbledore

Harry chega à sala de Dumbledore, mas havia esquecido de fazer sua tarefa de pegar a memória completa de Slughorn. Eles vêem várias memórias, incluindo a de Voldemort tentando um emprego de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Dumbledore avisa Harry de que as próximas aulas serão inúteis sem a memória de Slughorn.


21 de abril de 1997
  • Horácio Slughorn finalmente dá sua memória a Harry – graças à Felix Felicis

Ele corre à sala de Dumbledore à meia-noite e juntos eles vêem a memória completa, discutem Voldemort, Horcruxes e a profecia – juntamente com a reação de Harry às três.

Sabemos que isso acontece dia 21 de abril, porque os testes de Aparatação foram no mesmo dia, e o aviso colocado na sala comunal da Grifinória, em Enigma do Príncipe, especificava a data. Isso funciona bem com o nosso calendário também; o dia 21 é segunda-feira, já sabemos que Harry tem Poções às segundas, e a maioria de suas aulas com Dumbledore aconteceram nas segundas.


cerca de maio de 1997

Snape chega rapidamente para socorrer Malfoy, mas Harry pega uma detenção que cumpriria todos os sábados pelo resto do ano.


maio de 1997
  • Harry cumpre sua primeira detenção com Snape; enquanto isso a Grifinória vence a Taça de Quadribol

Harry volta à Torre da Grifinória depois de sua detenção e encontra uma grande comemoração – imediatamente beija Gina na frente de todos.


junho de 1997

Não é dada indicação de data, exceto que isso ocorreu em junho.


junho de 1997

Enquanto Dumbledore está longe, vários Comensais da Morte, liderados por Draco Malfoy, invadem Hogwarts através do Armário Sumidouro na Sala Precisa. Eles lutam contra a Ordem da Fênix, e quando Dumbledore e Harry retornam, Dumbledore paralisa Harry e Draco chega para desarmá-lo.

Depois de hesitar, Snape aparece e mata Dumbledore, e os Comensais da Morte fogem da escola. Harry descobre que o medalhão não é a verdadeira Horcrux, mas sim um medalhão falso que foi trocado por R.A.B.

McGonagall, agora atuando como diretora, se reúne com a Ordem e com os chefes das casas, determinando que os alunos fossem permitidos a ficar para o funeral de Dumbledore.


junho de 1997
  • O Funeral de Dumbledore

Muitos dos bruxos britânicos do mundo foram à Hogwarts para despedir-se do “melhor diretor que Hogwarts já teve”.

Depois de rejeitar Scrimgeour novamente e se separar de Gina, Harry vai embora com Rony e Hermione. Ele comprometeu-se a encontrar as Horcruxes, e eles prometeram ficar ao lado dele o tempo todo.


27 de julho de 1997
A Batalha dos Sete Potters
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal é publicado

Para resgatar Harry Potter da casa dos Dursleys na Rua dos Alfeneiros, a Ordem da Fênix o leva – junto com mais outros seis que se pareciam com ele devido à Poção Polissuco – através dos céus na noite de 27 de julho.

Hagrid leva Harry em um sidecar ligado à moto voadora. Outros usam testrálios ou vassouras. Os Comensais da Morte e Voldemort foram avisados e esperavam por eles. Durante a perseguição, atacaram todas as duplas.

Jorge é atingido por um feitiço que arrancou sua orelha. Olho-Tonto Moody é morto. Vários Comensais também se machucam ou morrem na batalha, que se estende nos céus do sul da Inglaterra de Little Whinging, em Surrey, até à Toca, em Devon.


27 de julho de 1997

Edwiges é atingida pela Maldição da Morte durante o resgate de Harry Potter na Rua dos Alfeneiros.


27 de julho de 1997

Moody foi morto durante o resgate de Harry Potter na Rua dos Alfeneiros. Ele foi atingido no rosto por uma maldição lançada por Voldemort depois de Mundungo Fletcher ter desaparatado ao invés de enfrentar o Lorde das Trevas. Olho-Tonto caiu da vassoura em que montava. Seu corpo nunca foi encontrado.


31 de julho de 1997
  • 17º Aniversário de Harry

Harry acorda dia 31 de julho e encontra o tradicional relógio de Molly e Arthur, e um livro sobre como enfeitiçar bruxas de Rony. Na sua festa de aniversário à noite, Scrimgeour aparece e dá a Harry, Rony e Hermione itens deixados de herança a eles por Dumbledore.


1º de agosto de 1997
  • Queda do Ministério da Magia

Pio Thicknesse, sob a Maldição Imperius, lidera a tomada do Ministério pelos Comensais da Morte. Rufo Scrimgeour é morto.


1º de agosto de 1997
  • Rufo Scrimgeour é morto

Scrimgeour é torturado pelos Comensais da Morte durante a tomada do Ministério para descobrir o paradeiro de Harry Potter, mas ele se recusa a dizer e é morto.


1º de setembro de 1997

Severo Snape assume a direção da escola e os Carrows lecionam Estudo dos Trouxas e Defesa Contra as Artes das Trevas. Harry, Rony e Hermione não se encontram no Expresso de Hogwarts voltando à escola para mais um ano letivo.


2 de setembro de 1997
  • Harry, Rony e Hermione se infiltram no Ministério da Magia

Eles se disfarçam de funcionários do Ministério para recuperar o medalhão do pescoço de Dolores Umbridge. Fugiram, mas quase foram pegos.


24 de dezembro de 1997
  • Harry e Hermione vão à Godric's Hollow

Eles se disfarçam de trouxas e encontram um memorial à família Potter na praça da aldeia. Nos limites dela, eles descobrem um chalé escondido, ainda destruído, deixado como uma homenagem aos Potters. Batilda Bagshot (ou quem eles pensam que é Batilda) os levam até sua casa onde eles são atacados por Nagini e apenas escapam quando Voldemort aparece.


26 de dezembro de 1997

Harry é levado a um lago congelado na Floresta do Deão, onde ele tenta recuperar a espada de Gryffindor. Rony o salva e recupera a espada, depois a usa para destruir o medalhão. Antes de ele ser destruído, a Horcrux atinge Rony com todos os seus piores medos e ciúmes.


28 de dezembro de 1997

Harry, Rony e Hermione visitam a casa de Xenofílio Lovegood e descobrem o que são as Relíquias da Morte. Eles também ficam sabendo que sua filha, Luna, havia sido seqüestrada pelos Comensais da Morte.


março de 1998

Chalé das Conchas – Tinworth – Cornualha – Inglaterra – Reino Unido – Europa

Dobby resgata Harry, Rony, Hermione, Luna, Dino, Grampo e o Sr. Olivaras do cárcere da Mansão Malfoy. Porém, Belatriz atira sua faca de prata nele enquanto aparatam, e Dobby é ferido mortalmente. Harry cava seu túmulo com suas próprias mãos e o enterra no Chalé.


1º de maio de 1998
  • Invasão do Gringotes

Cofre dos Lestrange – Gringotes – Beco Diagonal – Londres – Inglaterra – Reino Unido – Europa

Harry, Rony e Hermione, com a ajuda de Grampo, arrombaram o cofre dos Lestrange nas profundezas embaixo de Gringotes. Eles pegaram a taça de Helga Hufflepuff, que fora transformada em uma Horcrux, e fugiram em um dragão.


2 de maio de 1998
  • A Batalha de Hogwarts

Terrenos – Hall de Entrada – Salão Principal – Hogwarts – Escócia – Reino Unido – Europa

A batalha começou à meia-noite de 2 de maio de 1998, quando o primeiro ultimato de Voldemort expirou. O duelo final entre Harry e Voldemort aconteceu assim que o sol estava nascendo. Rowling disse que a batalha final foi no dia 2 de maio. As hostilidades começaram durante a noite de 1º de maio, mas a batalha mesmo não começou antes do ultimato de Voldemort expirar à meia-noite.


<--- voltar







ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Citações

Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.