Elfo Doméstico

Classificação M.M.: ?

Origem: Encontrados no mundo todo

Hábitat: Residências, estabelecimentos, etc
Link:http://galeria.potterish.com/thumbnails.php?album=1830


Os elfos domésticos são criaturas mágicas que servem os bruxos, sendo fiéis a seus senhores ou às instituições nas quais trabalham. A propriedade sobre o elfo não é oficialmente licenciada. Quando cometem alguma indiscrição em relação aos donos, como falar mal deles ou desobedecê-los de alguma forma, elfos domésticos se auto-flagelam, como forma de punição, além de que se ordenados, podem se suicidar.

Consideram servir à família que os possui um dever sagrado que não deve ser remunerado. Seus descendentes também servem a mesma família. A maior vergonha para a maioria dos elfos domésticos é receber uma roupa, pois significa que estão livres e podem deixar a casa para sempre. Geralmente isto acontece quando eles falharam em servir seus mestres, uma imensa ofensa para a raça.

Características:

  • Físico: inspirada por legendários elfos e duendes, são pequenos seres com características parecidas aos dos seres humanos, com destaque para as orelhas pontudas e grandes, a pele enrugada e o nariz comprido. Podem viver por uma média de 200 anos.
  • Vestimenta: usam coisas como fronhas de travesseiro no lugar das roupas. Caso sejam presenteados com roupas, quer dizer que estão livres.
  • Poderes: possuem seu próprio tipo de magia, que é diferente daquela usada por bruxos e bruxas. Eles são bastante poderosos a ponto de anularem encantos bruxos. Utilizam seus poderes mágicos para atender as ordens de seus mestres e fazer o serviço da casa. Dobby é o único que usava sua mágica para motivos próprios. Elfos domésticos conseguem viajar para outros lugares de maneira semelhante à aparatação feita pelos bruxos, embora estes últimos não possam realizá-la dentro de Hogwarts, enquanto os elfos podem se deslocar a vontade pelo castelo usando este tipo de magia.
  • Alimentação: elfos domésticos comem de tudo, mas devido a sua baixa estatura ou talvez seus próprio sistema biológico, eles conseguem se embriagar tomando cerveja amanteigada, o que não acontece com os bruxos. Winky, a elfa doméstica de Hogwarts, consegue beber tanto que chega a desmaiar (Cálice de Fogo).

Elfos domésticos em Harry Potter:

  • Dobby: nascido em 28 de junho, segundo J.K. Rowling, é diferente da maioria dos elfos domésticos, pois ele queria ser libertado. Pertencia a Lúcio Malfoy e posteriormente foi libertado por Harry quando este fez com que Lúcio desse uma meia para Dobby (Câmara Secreta). Dobby queria evitar que Harry fosse para Hogwarts em seu segundo ano, pois enquanto trabalhava para os Malfoy foi forçado a guardar muitos segredos relacionados às artes das trevas, inclusive sobre a existência do diário de Tom Riddle e a intenção de Lúcio Malfoy de reabrir a Câmara Secreta com ele. de Depois de libertado, Dobby foi trabalhar em Hogwarts por um galeão por mês, recusando os dez galeões oferecidos por Dumbledore por julgar que era dinheiro demais. É o único elfo que recebe salário na Escola.

Desde que começou a trabalhar em Hogwarts, ele ajudou Harry várias vezes. Dobby constantemente se refere a ele mesmo na terceira pessoa, como em: "Dobby está com elas aqui, meu senhor".

  • Monstro: elfo doméstico da família Black, concorda com a mãe de Sirius Black que os verdadeiros bruxos são os de sangue-puro. Sendo assim, ele não se sente nada a vontade com os novos moradores do Largo Grimmauld, muito menos com o retorno de Sirius em Ordem da Fênix.

Em inglês, o nome do elfo remete a uma mistura das palavras criatura (kreach) e velha (er é um sufixo que indica que algo ou alguém é mais velho). Ele é muito idoso e usa um trapo amarrado na cintura como uma espécie de tanga. Tem um nariz enorme como uma tromba e orelhas pontudas. Muito mal humorado, continua completamente fiel à sua antiga dona, a qual venera. Vive no Largo Grimmauld, 12, casa dos Black, onde há um retrato em tamanho natural da mãe de Sirius, que ainda lhe dá ordens. Depois que sua senhora morreu, Monstro abandonou o trabalho doméstico e a casa está imunda. Ele junta todos os pertences dos antigos proprietários e leva para o local onde dorme, num buraco embaixo da lareira.
Após a morte de Sirius, Harry herda todos os bens dos Black inclusive Monstro, que manda para Hogwarts para que possa ser vigiado pelos outros elfos.

  • Winky: era um elfo doméstico que pertencia a família Crouch, da qual guardava vários segredos. Quando Bartô Crouch Jr. escapou de Azkaban, seu pai o mantinha sob controle com a maldição Imperius, e Winky era quem ajudava Bartô Crouch Jr. a se recuperar dos anos passados na prisão.

Ela insistiu que Bartô Crouch deixasse o filho ir à Copa Mundial de Quadribol, onde ele roubou a varinha de Harry Potter e usou-a para conjurar a Marca Negra, conseguindo fugir do pai. Winky foi demitida porque Bartô Crouch a encontrou com a varinha de Harry em sua mão (embora Crouch soubesse que ela era inocente, mas tinha falhado em manter Crouch Jr. sob controle). Winky foi então trabalhar em Hogwarts, mas, ao contrário de Dobby, ficou muito deprimida e começou a beber porque não queria ser libertada. Dobby freqüentemente tem que ajudá-la, sempre que ela bebe demais.

  • Hóquei: trabalhava para Hepzibá Smith. Em 1996, Dumbledore deduz por meio de uma lembrança do elfo que Lorde Voldemort matou Hepzibá e plantou uma falsa lembrança em Hóquei para que ela achasse que tinha envenenado sua senhora. Hóquei morreu devido a sua idade avançada.

Elfos-domésticos em Hogwarts:

Mais de cem elfos-domésticos trabalham no Castelo de Hogwarts, tanto na limpeza quanto na cozinha. São eles os responsáveis pelos deliciosos banquetes dos alunos. Eles geralmente fornecem comida extra para Fred, Jorge, Harry, Rony e Hermione quando eles entram escondidos nas cozinhas (o pai de Harry, Tiago, e seus amigos Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew faziam a mesma coisa quando estudavam lá). Como a maioria dos elfos-domésticos, eles acham que é uma questão de honra servir bem e trabalhar duro sem reclamar. Eles desaprovam a atitude de Dobby receber um salário e Winky pelo seu alcoolismo, afirmando que os dois são uma vergonha para a raça (Cálice de Fogo).

F.A.L.E. (Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos)

Organização idealizada e criada por Hermione Granger no quarto ano. O objetivo é ajudar os elfos domésticos a se libertarem de seus donos e viver uma vida mais digna. Conta com a participação de poucas pessoas: a própria fundadora, Dumbledore, Harry Potter, Rony Weasley e Hagrid (os três últimos um tanto a contra-gosto). Hermione é a única que trabalha fervorosamente durante o quinto ano em Hogwarts para tricotar toucas e meias para os elfos, e acredita que eles são libertados quando vem fazer a limpeza no salão comunal da Grifinória. Na verdade, Harry descobre que Dobby era quem pegava todas as vestes tricotadas por Hermione.


Em inglês: House-Elf


Livro: CS (p. 153, 154)






ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Citações

Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.