Ações

Capa da Invisibilidade

De Dicionário Madame Pince

Capa da Invisibilidade

Capa de invisibilidade.jpg

Esqueça das Capas impregnadas com Feitiços de Desilusão, das dotadas com Azaração de Ofuscamento e muito menos as tecidas com pêlo de seminviso. A verdadeira capa é inestimavelmente mais rara e poderosa. A Capa da Invisibilidade perfeita é uma das lendárias Relíquias da Morte.

Apesar de sua criação não ser confirmada como realmente um presente da Morte ou apenas uma criação dos Peverell, a capa é real e poucos bruxos a conhecem.

As Capas da Invisibilidade existem, mas nenhuma como a dos irmãos Peverell. Ao longo do tempo, costumam perder seu poder, e podem ser anuladas por Feitiços de Revelação. Dumbledore era famoso por realizar Feitiços de Desilusão e se tornar invisível sem a necessidade de uma capa.

Identificar os tipos de capas é uma tarefa um tanto complicada. Todas as capas são macias como seda, e leves como ar, mas a capa de Ignoto apresenta algumas características incríveis, como ser inquebrável, impenetrável, resistente a qualquer feitiço que lancem sobre ela, além de ocultar o dono de forma constante e de tornar o usuário de fato invisível.

Moody possui uma Capa da Invisibilidade comum, assim como outros membros da Ordem da Fênix que utilizavam capas para suas missões especiais.

Desencanto da Relíquia

Importante salientar que a Capa da Invisibilidade é a única relíquia que possui certos "defeitos". Na visão de grande parte dos bruxos, a capa não apresenta falhas, porque claro, elas não a vêem. Porém para alguns bruxos muito brilhantes e poderosos a invisibilidade da capa é nula. Dumbledore, e provavelmente Voldemort e Grindelwald estão neste grupo, pois usam Homenum Revelio com uma intensidade tão vigorosa que detectam qualquer presença.

Além disso, os três bruxos acima não precisam de qualquer capa para ficarem invisíveis. Basta um bem executado Feitiço de Desilusão.

Segundo J.K. Rowling o sentido das cobras é diferente dos sentidos humanos. Fazendo com que elas tenham a capacidade de detectar calor e movimento de um jeito único. Por essa razão que Nagini consegue ver Harry e Hermione dentro da capa durante a visita à Godric's Hollow.

Em outro caso, o olho mágico de Alastor Moody também detecta qualquer coisa que esteja abaixo de uma Capa da Invisibilidade, inclusive a terceira relíquia.


Origem

Segundo Os Contos de Beedle, o Bardo “a Morte, de má vontade” entregou a sua própria Capa da Invisibilidade para Ignoto Peverell. Essa decisão deve ter causado surpresa, pois a Morte pensara que os três irmãos seguiriam pelo mesmo caminho, escolhendo objetos que lhes concedessem grandes poderes sobre as pessoas.

Se isso é verdade ou não, a Capa de Invisibilidade ficou com Ignoto até os seus últimos momentos. E depois disso o seu destino é considerado incerto.
Mais informações...


História passada

Acredita-se que a Capa da Invisibilidade tenha passados por todas as gerações dos Peverell depois da morte de Ignoto. Até a capa chegar nas mãos dos Potter. Essa ligação entre as duas famílias bruxas é comprovada quando Hermione descobre o túmulo de Ignoto localizado no cemitério da vila de Godric’s Hollow.


História atual - séc. XX

Antes de Tiago Potter ser assassinado, Dumbledore pediu emprestado a capa que Tiago possuía. Notando algo diferente, o professor a examinou e constatou que ela era a legítima terceira Relíquia da Morte. Essa atitude de certa forma contribuiu para o isolamento de Tiago em sua casa, pois como ele não poderia ser visto, a capa era de fundamental ajuda para passeios imperceptíveis.

Harry Potter herdou a Capa da Invisibilidade do pai como presente de Dumbledore no Natal de 1991.


História recente

Desde 1991 Harry vem usando sua Capa da Invisibilidade de diversas formas: geralmente para concluir seus planos perigosos; se esconder dos "maus personagens", o que realmente inclui todos os Comensais da Morte; se infiltrar em conversas e lugares proíbidos, entre outros. Harry não havia percebido o grande diferencial de sua capa até o momento da visita à Casa dos Lovegood, onde Xenofílio Lovegood lhe contou sobre as Relíquias da Morte e descreveu em detalhes a terceira relíquia.

Ao término da Batalha Final, Harry se tornara o primeiro Senhor da Morte. Porém ele decidiu novamente seguir a lição do irmão caçula - e seu descendente - Ignoto Peverell. Ele abdicou da Varinha das Varinhas e da Pedra da Ressurreição para ficar com a capa que lhe rendera tantas realizações.


Em inglês: Invisibility Cloak


Livros: PF (p. 174, 177), CS (p. 230), PdA (p. 288), CdF (p. 259), OdF (p. ), EdP (p. 124), RdM (p. 145, 318, 320), CdB







ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.