Ações

As idades de Snape e dos Marotos

De Dicionário Madame Pince

VIRA-TEMPO

As idades de Snape e dos Marotos


  • O artigo abaixo justifica o por quê de alguns maus entendidos nas datas de nascimento dos Marotos e Snape (quanto a datação 1959) que já foram corrigidos com dados obtidos no lançamento do sétimo e último livro. Para mais informações consultar página 259, capítulo Godric's Hollow, Relíquias da Morte, versão brasileira Rocco. Apesar do ano 1960 ser cânon, preferimos manter este artigo no registro.


Em vários lugares pelo Madame Pince, idades são dadas aos personagens principais. Algumas delas são razoavelmente fáceis de determinar. Porém, as idades dos Marotos e daqueles que estavam em Hogwarts com eles são um pouco complicadas de descobrir. Antes de explicar novamente como determinamos aquelas idades, criamos esta página e vamos fazer uma conexão através dela.

É importante notar que a distância dos anos para os livros de Harry Potter foi agora estabelecida. Aquelas datas são verdadeiras (ou cânon), e estão incluídas aqui sem longas explicações.


Então, como sabemos quando Snape e os Marotos nasceram?

1) Tiago, Lílian, Snape, Sirius, Remo e Pedro estavam todos no mesmo ano em Hogwarts.
Sabemos disso porque todos eles tiveram seus N.O.M.s juntos no livro cinco. Então qualquer fato que descubramos sobre uma dessas pessoas, também se aplica a todas as outras.

2) Sirius tinha aproximadamente 22 anos quando foi mandado para Azkaban (Rowling afirma em seu website).
Já que sabemos que isso aconteceu no fim de 1981 ou início de 1982, podemos colocar sua data de aniversário em 1959 ou 1960.

3) JKR nos diz que Snape tinha “35 ou 36” em uma entrevista ao Comic Relief.
Esta entrevista aconteceu depois do lançamento de Cálice de Fogo, assumindo então que ela estava se referindo à idade de Snape naquele ponto da saga, o que era 1995. Consequentemente sabemos que Snape nasceu 35 ou 36 anos antes de 1995, o que é 1959 ou 1960. Até agora as coisas estão batendo muito bem.


Há mais pistas.


4) Os eventos que Harry vê na Penseira são descritos no texto como sendo “há mais de vinte anos”:

“Harry poderia abandonar o plano e simplesmente aprender a conviver com a lembrança do que seu pai fizera num dia de verão há mais de vinte anos...”

Isso fortemente sugere uma ordem de tempo de 21-24 anos antes da primavera do quinto ano de Harry (1996). Então, Snape e os outros tiveram seus N.O.M.s em torno de 1975. Esses fatos indicam o ano de nascimento de Snape – e consequentemente o de Tiago, Lílian e os outros de seu ano em Hogwarts – de aproximadamente 1960. Os pais de Harry, então, tinham em torno de vinte anos quando Harry nasceu, e eles e seus colegas do colégio nasceram em 1959 ou 1960.

5) E agora temos a Árvore Genealógica da Família Black – e complicações
O lançamento recente da Árvore Genealógica da Família Black complica as coisas. No documento, o nome de Sirius e o ano de nascimento estão queimados, infelizmente. Porém, podemos ver que Belatriz nasceu em 1951. Bela estava em Hogwarts com Snape, de acordo com sua citação no livro quatro:

“Snape conhecia mais feitiços quando chegou na escola do que metade dos garotos do sétimo ano e fazia parte de uma turma da Sonserina, que, na maioria, acabou virando comensal da morte. Sirius ergueu a mão e começou a contar nos dedos. Rosier e Wilkes, os dois foram mortos por aurores um ano antes da queda de Voldemort. Os Lestranges se casaram, estão em Azkaban...”

Uma vez que Bela nasceu em 1951, ela começou Hogwarts em 1962 ou possivelmente em 1963, se ela nasceu depois de 1º de setembro. Vamos com a última possível data para o primeiro ano de Bela – o ano letivo de 1963-1964 – e continuar em nosso caminho. Aqui estão os anos letivos de Bela:

1963-1964 – Primeiro ano

1964-1965 – Segundo ano
1965-1966 – Terceiro ano
1966-1967 – Quarto ano
1967-1968 – Quinto ano
1968-1969 – Sexto ano

1969-1970 – Sétimo ano

Com isso para auxiliar no trabalho, Snape teve que ter sido um aluno de Hogwarts antes de setembro de 1969. Vimos que todas as outras pistas levam para o ano de nascimento de Snape e dos Marotos como sendo 1959 ou 1960. Mesmo se formos com a primeira data, 1959, não há como Snape ter tido em Hogwarts com Bela se a Árvore Genealógica estiver correta.

Para ser sincero, a estimativa de 1959 ou 1960 é apenas isso, uma estimativa. Podia ser que Snape nascera em 1958, o que o permitiria ser do primeiro ano quando Bela estava no sétimo. Também é razoável dizer que Sirius pode simplesmente ter errado, que Bela tenha concluído no tempo em que ele e Snape eram alunos; talvez ela só parecesse estar lá quando ele relembra.
Nota: o ano de nascimento de 1958 apenas funciona para crianças nascidas antes de 1º de setembro. Se Lílian, Tiago, Pettigrew e Sirius tivessem nascido depois disso, o ano seria 1957.

Honestamente, estou inclinado a pensar que Jo simplesmente cometeu um erro na Árvore Genealógica e deveria ter mudado o ano de nascimento de Bela para aproximadamente 1955.

Porém, no Lexicon fazemos nosso melhor para fazer as coisas concordarem com as reais (canon), mesmo quando a confiabilidade da fonte canon é questionada. Sabemos que Jo provavelmente não trabalhou em todos esses detalhes.

Conclusão: As fontes canon estão em leve conflito, e então nossas datas precisam ser aproximadas. Por isso, no Lexicon vamos listar o ano de nascimento de Snape, Lílian e os Marotos como cerca de 1959, sabendo que a distância de 1957-1959 é possível. Tenha em mente que essa data nunca será determinada sem dúvidas até Jo nos dar mais informações.



Escrito por: Steve Vander Ark
Traduzido por: Fernanda Midori em 28/02/2009.
Artigo original no HP-Lexicon aqui.


<--- voltar








ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.