Adivinhação


... Adivinhação, a mais difícil das artes mágicas.
- Sibila Trelawney
"A Adivinhação é um dos ramos mais imprecisos da magia."
- Minerva McGonagall


-Ana Carolina- Aula Adivinhacao.png

Mat√©ria de Hogwarts que ensina como ler folhas de ch√°, ler a palma da m√£o, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o pr√≥prio nome j√° diz, √© uma arte m√°gica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinha√ß√Ķes est√£o corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hip√≥teses.

√Č lecionada por Sibila Trelawney at√© o quinto ano de Harry em Hogwarts, quando ela passa a dividir a disciplina com o centauro Firenze. A abordagem de Firenze, como um centauro, √© bem diferente da de Sibila. Na vis√£o do centauro, a astrologia √© muito importante para previs√Ķes de grandes acontecimentos, e n√£o de coisas triviais.

A sala de aula de Trelawney fica no alto da Torre Norte, perto de seus aposentos. Já Firenze, como é um centauro e não pode subir até lá, utiliza uma sala localizada num corredor térreo, do lado oposto do hall de entrada.



Adivinhação como matéria

Sala de aula

  • Sibila Trelawney - mais parecida com uma cruza de sot√£o com sal√£o de ch√° antigo, a sala de aula de Trelawney era repleta de mesinhas circulares, rodeadas por cadeiras forradas de chintz e pequenos pufes estufados. A ilumina√ß√£o de luz avermelhada era fraca, o que piora ainda mais, j√° que as janelas e abajures estavam tapados. A lareira sempre ligada provocava uma sensa√ß√£o de calor sufocante. Nas pratelheiras muitos itens de adivinha√ß√£o: baralho de cartas, bolas de cristal, x√≠caras, etc.
  • Firenze - localizada na incomum sala onze do t√©rreo de Hogwarts. Fora transformada em uma esp√©cie de clareira florestal. O piso terroso havia sido revestido com um musgo primaveril no qual se erguiam √°rvores. A luminosidade da sala podia ser alterada, dando um efeito de crep√ļsculo, surgindo at√© estrelas no teto.

Professor

Sibila Trelawney (até o quinto ano) e o centauro Firenze (durante uma parte do quinto ano e posteriormente dividindo a disciplina com Sibila).


Livros


-Ana Carolina- Sala Adivinhacao.png

Tipos de adivinhação

Previs√£o do futuro

Praticada pelos humanos, como nas aulas da professora Sibila Trelawney. Existem diversas formas de previs√£o do futuro, seja por cartas ou pelos sonhos. Mencionadas nos livros:

Símbolos das folhas de chá
Do livro Esclarecendo o Futuro, p√°ginas 5 e 6.

  • Bast√£o - um ataque (Rony achou ser uma pelota que lembrava um pouco um chap√©u-coco)
  • Bolota de carvalho - sorte inesperada, ganhos em ouro
  • Cr√Ęnio - perigo em seu caminho
  • Cruz torta - sofrimentos e prova√ß√Ķes
  • Falc√£o - um inimigo mortal
  • Sinistro - mau agouro, agouro de morte
  • Sol - grande felicidade

Combinação "cruz torta" + "sol" = sofrer para depois ser muito feliz
Combina√ß√£o "falc√£o" + "bast√£o" + "cr√Ęnio" + "Sinistro" = x√≠cara infeliz, grandes maus press√°gios


Cent√°urica

Praticada pelos centauros e ensinada por Firenze. Privilegia o uso da astrologia e outras técnicas da sabedoria dos centauros.

Firenze explica a adivinhação centáurica:

  • "Sei que voc√™s aprenderam os nomes dos planetas e suas luas em Astronomia, e que j√° mapearam o curso das estrelas no c√©u. Os centauros foram desvendando os mist√©rios desses movimentos durante s√©culos. Nossas descobertas nos ensinam que o futuro pode ser vislumbrado no c√©u que nos cobre..."
  • "Eu estou aqui para explicar a sabedoria dos centauros, que √© impessoal e imparcial. Contemplamos o c√©u √† procura das grandes ondas de maldade ou de mudan√ßa, que por vezes est√£o ali assinaladas. Pode levar dez anos para termos certeza do que estamos comtemplando."
  • "Nas √ļltima d√©cada, as estrelas t√™m indicado que a bruxidade est√° vivendo apenas uma breve calmaria entre duas guerras. Marte, anunciador de conflitos, brilha intensamente sobre n√≥s, sugerindo que a luta n√£o tardar√° a recome√ßar. Quando ocorrer√°, os centauros podem tentar adivinhar por meio da queima de certas ervas e folhas, pela observa√ß√£o de fuma√ßa e chamas..."

Em suas aulas os alunos queimam artem√≠sia e malva no ch√£o e procuram formas e s√≠mbolos na fuma√ßa acre. Firenze n√£o se preocupava com o mau resultado de suas aulas, dizendo que os humanos em geral n√£o eram muito bons e que s√≥ os centauros, que demoraram anos para atingir um grau superior, poderiam ver, mesmo que isso lhes custa-se certas vezes interpreta√ß√Ķes erroneas.

Firenze tem pouca paci√™ncia e n√£o admite a percep√ß√£o que os humanos criaram sobre a "previs√£o do futuro", ressaltando que tentar entender Adivinha√ß√£o nestas condi√ß√Ķes causa limita√ß√Ķes a esp√©cie humana.


Vis√Ķes

-Cristine Black- Prof Trewlaney.png

Terceiro tipo de adivinha√ß√£o. Esta √© verdadeira adivinha√ß√£o, embora o que o Vidente revela normalmente est√° na forma de uma Profecia, que ent√£o requer alguma interpreta√ß√£o. Um Vidente, possuidor da Vis√£o Interior, n√£o parece ter controle sobre suas vis√Ķes. Por exemplo, Trelawney realizou apenas duas Profecias, embora ela denuncie diversas falsas vis√Ķes durante suas aulas. Quando surge a predi√ß√£o da Profecia, Trelawney entra em transe e incorpora uma voz completamente diferente. Ambas as vezes, depois de falar a Profecia, ela n√£o se lembrava de nada dito.

As verdadeiras vis√Ķes s√£o muito raras, mas j√° acontecem a muito tempo. H√° um sal√£o enorme dentro do Departamento de Mist√©rios onde est√£o registradas milhares de Profecias. Elas s√£o armazenadas em esferas de vidro. Cada esfera est√° rotulada com as rubricas do vidente que denunciou a Profecia, a pessoa que foi confiada a ouvi-la e o seu assunto. O registro da primeira Profecia de Trelawney, confiada para Albus Dumbledore voc√™ v√™ abaixo:

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

Prevendo a verdade

Previs√Ķes, pressentimenos e predi√ß√Ķes presentes nos livros:

1. (para Neville) "Sua avó vai bem? ... Eu não teria tanta certeza se fosse você, querido."
2. (para Lilá) "A propósito, essa coisa que você receia vai acontecer na sexta-feira, dezesseis de outubro."
3. (para Parvati) "... tenha cuidado com um homem de cabelos ruivos."
4. (para Neville) "... depois que você quebrar a primeira xícara, por favor, escolha uma com desenhos azuis, gosto muito das de desenhos rosa."
5. (para Neville) "... você vai se atrasar da próxima vez, portanto trate de trabalhar muito para recuperar o tempo perdido."
6. "Infelizmente, as aulas serão perturbadas em fevereiro por uma forte epidemia de gripe. Eu própria vou perder a voz."
7. "E, na altura da Páscoa, alguém vai deixar o nosso convívio para sempre."


Em inglês: Divination


Livros: PdA, CdF, OdF, EdP






ESPECIAIS
Fan Arts | Quizzes | Linhas do Tempo | Biografias | Cita√ß√Ķes

Para corre√ß√Ķes, sugest√Ķes, cr√≠ticas e elogios, entre em contato! Clique aqui.