Ações

A Evolução das Vassouras de Corrida

De Dicionário Madame Pince

VIRA-TEMPO

A Evolução das Vassouras de Corrida

“Conforme todo bruxo em idade escolar sabe, o fato de voarmos em vassouras provavelmente é o nosso segredo mais mal guardado. Nenhuma ilustração de bruxas feita por trouxas está completa sem uma vassoura e, por mais absurdos que sejam tais desenhos (porque as vassouras representadas não se sustentariam no ar sequer por um instante), eles nos lembram que fomos descuidados durante séculos demais e que não devemos nos surpreender que vassouras e magia estejam indissoluvelmente ligadas na cabeça dos trouxas.”
- Kennilworthy Whisp


Anos 1870

Uma vassoura grande e pesada construída por Elias Grimstone em 1879, e desenhada para grande autonomia de vôo. Essa foi a vassoura usada por Jocunda Sykes, quando ela se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico de vassoura.


Anos 1900

Um modelo de vassoura com cabo de freixo criado por Gladis Boothby em 1901. Podia atingir alturas que quebravam recordes (ao menos quebravam recordes enquanto o montador mantinha controle em certa altitude). Sua velocidade máxima era menos que setenta milhas por hora.


Produzida por Leonardo Jewkes em algum momento depois do desenvolvimento da Moontrimmer, ela atingia velocidades mais altas do que a Moontrimmer e Oakshaft 79; sua velocidade máxima de 70 milhas por hora com uma corrente de vento decente foi muito boa para a época.

Madame Hooch teve uma há muito tempo e lembra-se dela carinhosamente. Ela a comparou com a Firebolt de um modo que sugere que a Silver Arrow tinha um cabo fino que pode ter sido feito de freixo.


Anos 20

A primeira da série Cleansweep de 1926, esse modelo fazia curvas como nenhuma outra fizera antes. Dentro de um ano do lançamento, a Cleansweep One dominou o mercado das vassouras de corrida, tendo sido desenhadas especialmente para o uso no esporte.


A primeira da série Comet de vassouras de corrida, numerada 140, porque foi o número de modelos testados durante seu desenvolvimento. Esse modelo, lançado em 1929, incorporou o patenteado Feitiço de Freagem.


Anos 30

Lançada em 1934, esse modelo de vassoura foi uma versão melhorada da Cleansweep One.


Esse modelo de vassoura foi uma versão melhorada da Clensweep Two e foi lançado em 1937.


A segunda da série Comet de vassouras de corrida, esse modelo foi lançado em 1938.


Anos 40

Vassoura produzida pela Ellerby e Spudmore em 1940, doze anos antes de lançarem a Swiftstick. Ela voava um pouco mais devagar do que Comets e Cleansweeps de sua época, e por isso nunca fora usada para esportes


Anos 50

Os gêmeos Weasley voam nessa vassoura.


Uma vassoura produzida pela Ellerby e Spudmore, que antes havia lançado a Tinderblast, em 1952. Nunca foi usada para quadribol por causa de sua incapacidade de subir vigorosamente.


A vassoura de corrida mais barata já lançada, criada em 1955, mas o comprador tinha exatamente o que ele pagou; a habilidade da Shooting Star de acelerar e atingir altitudes respeitáveis não se sustentavam bem ao passar do tempo.

A velha Shooting Star de Rony era, às vezes, “ultrapassada por borboletas”; como a manufatureira, Universal Vassouras Ilimitada, saiu dos negócios em 1978 e a observação sobre a velocidade da Shooting Star fora feita em 1992, a decrepitude da velha Shooting Star talvez não fosse surpresa.

As vassouras de Hogwarts incluem Shooting Stars.


Anos 60

Vassoura lançada em 1967 pela Companhia Nimbus de Vassouras de Corrida que eletrizou o mundo bruxo. Chegando a celocidades de até cento e sessenta quilômetros por hora, era capaz de fazer giros de 360 graus em torno de um ponto fixo no ar.

Foi a vassoura favorita dos times profissionais de quadribol de toda a Europa.


Modelo de vassoura de corrida que deu seqüência ao sucesso da marca Nimbus após o lançamento dos modelo 1000, mantendo a marca na liderança do mercado.


Anos 70

Modelo de vassoura de corrida que deu seqüência ao sucesso da marca Nimbus, após o lançamento dos modelos 1000 e 1001, mantendo a marca na liderança do mercado.


Modelo de vassoura de corrida que deu seqüência ao sucesso da marca Nimbus, após o lançamento dos modelos 1000, 1001 e 1500, mantendo a marca na liderança do mercado.


Anos 80

A publicação bruxa O Pasquim, na edição de setembro de 1995 (ou agosto, possivelmente), teve uma entrevista com um bruxo que alegou ter ido à Lua com uma dessas vassouras e retornado com um saco com sapos lunares para provar.


Anos 90

Vassoura que chamou atenção produzida pela Flyte e Baker em 1990. A Twigger 90 impinava em altas velocidades e por isso nunca fora usada para quadribol.


Uma entrada recente na série Comet de vassouras de corrida, lançada em 1991.
Nós vimos três dessas em ação:


Um dos mais recentes modelos de vassoura de corrida lançado pela Companhia Nimbus de Vassouras de Corrida em 1991, a Nimbus 2000 é uma vassoura aerodinâmica e reluzente, com cabo de mogno e uma longa cauda de palhas limpas. Com a marca escrita em ouro próximo ao punho, foi a primeira vassoura que Harry teve, ganhada de presente da Profª McGonagall.

Foi destruída pelo Salgueiro Lutador durante seu terceiro ano de Hogwarts.


Olívio Wood (na temporada 1992/1993) a mencionou como uma possível vassoura para Harry quando eles foram apresentados pela primeira vez. Isso sugere que nenhum modelo Cleansweep posterior estava disponível no momento. A maioria do time da Corvinal, no terceiro ano de Harry, voava nela.


Lançada logo antes do início do segundo ano de Harry em 1992, um ano depois da Nimbus 2000. É bastante parecida com o antigo modelo, mas com a grande vantagem de ser mais veloz

Lúcio Malfoy comprou sete dessas para equipar o time de quadribol da Sonserina; há alguma evidência de que esse foi o motivo pelo qual Draco se tornou o apanhador do time, já que ele particularmente não é um bom jogador.


Lançada no verão de 1993, a Firebolt é atualmente a corrida de vassoura mais rápida do mundo. Harry viu um protótipo na Artigos de Qualidade para Quadribol no verão em que foi lançada, e estava extremamente tentado a esvaziar seu cofre no Gringotes para comprar uma. Porém, ele resistiu à tentação, e para sua surpresa ganhou uma Firebolt de Natal de seu padrinho Sirius Black. O time internacional da Irlanda voou em Firebolts na Copa Mundial de Quadribol de 1994.

Apetrechos:

Cabo aerodinâmico, superfino de freixo, acabamento com resistência de diamante;
Numerado à mão com seu próprio número de registro;
Cerdas da cauda são de bétula, selecionada e afiada individualmente para atingir a perfeição aerodinâmica;
Equilíbrio insuperável;
Precisão muito aguçada;
Aceleração de 150 milhas por hora (240 km/h) em 10 segundos;
Feitiço de freagem indestrutível;
Quando você a pega e solta, ela pára exatamente na altura certa para montar;
Vira com um toque mínimo, parece obedecer aos pensamentos antes da força da mão;
Movimento elegantemente macio.


Uma vassoura para a família com um alarme anti-roubo embutido. Marca de vassoura anunciada na gigantesco quadro-negro durante a Copa Mundial de Quadribol em 1994.


A mais recente entrada na série Comet de vassouras de corrida (lançada, provavelmente, no mesmo ano que a Cleansweep 11). Sua aceleração máxima é de zero a sessenta, e isso somente com uma corrente de vento decente, de acordo com a Qual Vassoura?, citado por Rony.


A Cleansweep Eleven foi lançada em 1995, sendo a última vassoura da série. Rony Weasley recebeu uma como recompensa por se tornar monitor. Ele estava muito feliz com isso, então sabemos um pouco sobre suas especificações de acordo com ele:

Ela pode ir de zero a setenta em dez segundos. É presumivelmente em milhas por hora, já que as velocidades das vassouras são normalmente expressadas desse modo.

O cabo é feito de carvalho americano. Note que carvalho é uma madeira para varinhas.


<--- voltar








ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.