Ações

"Mais de Mil anos Atrás..." (Grã-Bretanha na fundação de Hogwarts)

De Dicionário Madame Pince

VIRA-TEMPO

"Mais de Mil anos Atrás..." (Grã-Bretanha na fundação de Hogwarts)

Ambos Chapéu Seletor e Professor Binns dizem que Hogwarts foi fundada há mais de mil anos. Admitindo em nossa linha do tempo que colocam os livros no início até o meio dos anos de 1990, significa que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts passou a existir em algum momento dos anos de 900. Os quatro fundadores, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff, Salazar Slytherin e Godrico Gryffindor, criaram uma escola que resistiu por um milênio e se tornou uma das principais escolas bruxas no mundo. Mas Hogwarts sempre foi do jeito que é hoje? Ela sempre ocupou um castelo com vista para um lago na Escócia? Aparentemente sim, já que nos dizem que os fundadores construíram o castelo e já que Salazar Slytherin construiu sua Câmara sob a escola, e ainda está lá. E quanto ao idioma de Hogwarts? É possível que as pessoas no norte da Grã-Bretanha nos anos de 900 aprendiam e falavam latim, que aparentemente é o idioma da magia? Como era a Grã-Bretanha na época?

Apenas para registro, a Grã-Bretanha – bem, o sul da Grã-Bretanha, de qualquer modo – se tornou parte do Império Romano em 43 d.C. Quantas pessoas eram educadas o suficiente para saber latim é um ponto discutível. Uma data no século X, ou talvez um pouco antes, coloca a fundação de Hogwarts firmemente na era Anglo-Saxã, ou Picta na Escócia.

Naquele tempo, sim, os aprendizes saberiam latim (pelo menos, depois da chegada do cristianismo). Quanto às mulheres, eu sugeriria que incluiria somente as filhas da nobreza, educadas privadamente, e freiras, também geralmente de berço nobre. Não sei nada sobre bruxaria durante o período, mas acho que é improvável que os praticantes de magia nativa falasseam latim.

Mas acho que é um erro tentar colocar a fundação de Hogwarts no contexto histórico trouxa. Dizem-nos que os fundadores construíram o castelo. Bem, castelos não existiam na Grã-Bretanha durante o período saxão (com ou sem encanamento!). Não havia grandes construções de pedra, exceto por algumas igrejas. Ok, havia a Abadia de Westminster original, em algum momento dos anos de 900 (construída por um francês), mas nada mais amplo e certamente não na Escócia.

Os nomes dos fundadores também não soam verdadeiros para o período. Gryffindor parece ser de origem francesa, mais o tipo de coisa que teríamos depois da Conquista Normanda, que foi em 1066.

Então isso me parece como que acabamos de aceitar o que JKR diz e não questionar isso tão de perto, ou assumir que já houve uma separação entre o povo mágico e o não-mágico, o que significa que não temos que nos preocupar muito sobre como Helga e Rowena aprenderam latim.

Em uma nota relacionada, foi sugerido que latim é usado para feitiços já que é um tipo de língua franca, permitindo comunicação entre bruxos de nacionalidades diferentes.

Meu latim está um pouco enferrujado, mas eu diria que muitos feitiços de JKR não vêm tanto do idioma, ainda que derivados dele. Ela usa algumas formas muito estranhas com nenhuma consistência. Para mim, ela apenas está brincando com as palavras do mesmo modo que frequentemente faz com os nomes. Também não temos evidências de nenhum tipo de que os alunos aprendem latim, ou qualquer outra língua. Imagino também que ao passar dos anos, a prática mágica se desenvolveu e mudou, então talvez quando Hogwarts foi fundada, os feitiços podem até ter tido expressões diferentes e não terem sido em latim. Você descobre um feitiço (você tem que encontrar as palavras mágicas), ou você cria, colocando palavras com significados mágicos no processo? Ou as palavras são apenas as ferramentas usadas para focar o poder de alguém? Vemos magia sem pronúncia, assim como sem varinha. Mas Hermione corrigiu a pronúncia de Wingardium [que tipo de palavra latina é esta?] Leviosa, não é mesmo, o que implica que não apenas a palavra, mas o modo como é proferida é importante.

Julgando pelo modo como vemos a mágica funcionar, pareceria que as palavras exatas não são realmente importantes como a força verdadeira do desejo, o qual as palavras ajudam a mente a conseguir. Com isso, não importaria muito o que você disse, assim como o quão fortemente você acredita que o que você disse criaria um efeito mágico.

Para que Hogwarts tenha sido construído nesta forma atual (ou como qualquer coisa que reconheceríamos como um castelo) nos anos de 900, magia foi obrigatoriamente utilizada. E é improvável ter sido disfarçada dos trouxas assim como uma ruína caindo em pedaços com um aviso de “mantenha distância”. Algumas outras formas de proteção mágica seriam necessárias para esconder um edifício tão grande e incomum.

Mas... Se JKR diz que os fundadores construíram o castelo, ótimo, dentro dos limites desta literatura, eles construíram. Porém, muitas pessoas lendo Harry Potter não vão perceber que isto é um anacronismo. Estou tentada a perguntar se mesmo a autora percebeu isso. Se sim, isso tem importância? Suspeito que não. Suspeito que ela apenas gostou da ideia da escola ser em um castelo antigo, assim como ela simplesmente gostou da ideia de todos os alunos irem para a escola de trem (embora muitos deles logicamente viajariam mais longe apenas para ir a King’s Cross do que viajariam se tivessem ido diretamente a Hogwarts).

Este anacronismo sugere, para mim pelo menos, que não temos que nos preocupar muito em fazer os outros detalhes da fundação se encaixar muito bem, tampouco.



Escrito por: E D Blanning
Traduzido por: Fernanda Midori em 28/02/2009.
Artigo original no HP-Lexicon aqui.


<--- voltar








ESPECIAIS
<a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Arte">Fan Arts</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/QG_Esfinge">Quizzes</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Portal:Vira-Tempo">Linhas do Tempo</a> | <a href="http://www.potterish.com/wiki/index.php/Categoria:Penseira">Biografias</a> | <a href="http://wiki.potterish.com/index.php/Portal:Sonorus">Citações</a>



Para correções, sugestões, críticas e elogios, entre em contato! Clique <a href="http://arquivo.potterish.com/?p=con">aqui</a>.